Campus de Itapajé tem editais de concurso autorizados e deve ter funcionamento em 2019.1

Imagem: O espaço Jardins de Anita, que abrigará o Campus da UFC em Itapajé, em foto de dezembro 2016 (Foto: Site www.sertaoalerta.com.br)O Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé teve seu cronograma de implantação revisto e deverá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2019. O funcionamento do novo campus foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), e o Ministério da Educação (MEC) já autorizou a publicação de editais de concurso para a contratação de 20 professores, o que está previsto para ocorrer até o fim do ano.

A UFC aguarda, no momento, apenas a homologação do ministro da Educação, Rossieli Soares. Conforme o vice-reitor e relator da proposta de criação do campus, Prof. Custódio Almeida, a expectativa é de que essa homologação seja concretizada sem restrições, uma vez que foi o próprio MEC que solicitou a inclusão da aprovação do Campus de Itapajé na pauta do CNE.

A implantação do campus, localizado no município situado a 137 quilômetros de Fortaleza, será gradativa. Em 2019, devem ser implementados os cursos de Matemática, História, Geografia e Letras: Inglês/Português. "E ainda estamos trabalhando para implantar também o Curso de Física", acrescenta o vice-reitor.

Serão ofertadas 50 vagas para cada curso, com uma única entrada anual, no primeiro semestre. O processo para ingresso é pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conforme determinação do Conselho Universitário (CONSUNI) para todos os cursos de graduação presenciais da UFC.

O Campus de Itapajé conta com um terreno de 13,5 hectares. No momento, estão concluídos os blocos para funcionamento dos primeiros cursos; já os serviços de finalização do teatro e da pavimentação externa do campus ainda estão sendo executados. O prédio do teatro terá capacidade para 420 pessoas, com salão de festas, cozinha, refeitório e oito apartamentos agregados.

A nova área será chamada de Campus Jardins de Anita, como é conhecido o espaço criado pelo empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011) para homenagear a esposa, Anita Inará, nascida na Letônia e também falecida.

Os equipamentos e o terreno foram doados para a UFC em solenidade realizada no município, em 9 de janeiro de 2014. A ideia do empresário criador do espaço era transformá-lo em um centro de educação e cultura para beneficiar a juventude de Itapajé e cidades vizinhas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331