Diretor do Centro de Informação da ONU no Brasil realiza palestra na quarta-feira (19)

Imagem: Foto de Maurizio GiulianoPrograma de extensão da Universidade Federal do Ceará fundado em 2004, a Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) promove, nesta quarta-feira (19), às 19h, a palestra "O Brasil e as Nações Unidas". O evento será no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz). Com a palavra estará o jornalista italiano Maurizio Giuliano, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

A palestra marca o início das atividades da XIV SONU, que ocorre de 19 a 23 de setembro, na Faculdade de Direito da UFC e na UNIFOR.

O evento visa apresentar a participação do Brasil nos principais órgãos e programas da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como as campanhas nacionais e globais cujos impactos são de extrema importância para a realidade do País.

A palestra também trará elementos da iniciativa Brasileiros na ONU, voltada a orientar jovens sobre as possibilidades de atividade voluntária e remunerada nas Nações Unidas no Brasil, com vistas a aumentar o número de brasileiros que trabalham na organização.

O UNIC Rio se estabeleceu no Rio de Janeiro em 1947, sendo o primeiro escritório desse tipo criado pela ONU na América Latina. Sua missão é informar a população brasileira sobre os grandes temas da ONU, seus objetivos, seu trabalho e suas propostas. Maurizio Giuliano também é conhecido por ser ex-detentor do recorde Guinness como a pessoa mais jovem a visitar todos os países independentes do mundo.

A SONU – O programa vinculado à Faculdade de Direito da UFC procura recriar todo o ambiente de organismos e tribunais internacionais, principalmente aqueles ligados ao sistema da ONU. Imagem: Foto de evento da SONU - uma sala de aula com estudantes sentados em circulo vestindo roupas alinhadas e uma pessoa em péPara tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, as quais são responsáveis por toda a cobertura jornalística das simulações.

Para além de modelos de organismos internacionais, a SONU realiza palestras, minicursos, publicações, campanhas solidárias e outras iniciativas ligadas às relações internacionais.

Mais informações sobre a XIV SONU estão nos perfis do programa no Facebook e no Instagram (@sonu_ufc).

Fontes: Felipe Mendes e Lívia Carvalho, secretários de Comunicação da SONU – fones: 85 99930 9693 e 99775 9464, respectivamente