Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral receberá US$ 15 mil de edital para projeto no Interior

Imagem: foto da orquestra tocando em um palcoA Orquestra Sinfônica do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral (OSUFC) foi contemplada pelo edital de apoio a projetos de educação musical da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME) e receberá US$ 15 mil para realizar o projeto Apresentando a Orquestra: Intervenção em Três Comunidades do Interior do Ceará. O anúncio foi feito pela Profª Adeline Stervinou, maestrina e diretora da orquestra.

Segundo ela, o projeto, com duração de dois anos, objetiva enfatizar as interações sociais e musicais entre moradores de comunidades do interior do Ceará e os integrantes da OSUFC em Sobral. Estão previstas três ações: compartilhamento de conhecimentos musicais entre os moradores das comunidades e os membros da OSUFC Sobral; apresentações artísticas da orquestra sob a forma de concertos didáticos; realização de mesas-redondas sobre estratégias de fomento da educação musical (music education advocacy).

O projeto será desenvolvido em três localidades na região norte do Ceará, a serem escolhidas dentro do raio de ação do Campus da UFC em Sobral, que não tenham aulas de música no currículo escolar, nem escola de música. Nesse sentido, as visitas terão o intuito de conhecer e incentivar a cultura musical dos moradores.

A diretora da orquestra ressalta que pesquisa realizada no Ceará pelo Curso de Licenciatura em Música do Campus de Sobral e pelo Curso de Geografia da UFC constatou que "as manifestações musicais locais nessas comunidades estão desaparecendo. Um dos principais motivos disso é o fato de os jovens não demonstrarem interesse em participar dessas tradições. Pretende-se com [o] projeto enfatizar a cultura musical de cada comunidade, seu compartilhamento, bem como sua difusão, sendo esta não apenas na comunidade, mas também entre os participantes do projeto, muitos dos quais, futuros professores de música, em formação na UFC de Sobral."

RECURSOS – Os recursos obtidos no edital custearão o transporte da orquestra e de seu material, a alimentação e estadia de seus membros nas comunidades beneficiadas, a compra de equipamento de iluminação necessário para as apresentações, uma bolsa para um estudante que auxiliará nas demandas administrativas do projeto, além da contratação de serviço para a cobertura fotográfica ou filmagem das ações a serem realizadas.

Fonte: Profª Adeline Stervinou, diretora da orquestra – fone: 88 3695 5703