Semana de debates marca jubileu de ouro do Curso de Ciências Sociais

Imagem: O Curso de Ciências Sociais da UFC foi criado oficialmente em 1968O Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará promove, até sexta-feira (21), uma semana de debates em alusão aos 50 anos de criação do curso. As atividades são abertas ao público e ocorrem no Campus do Benfica.

A ideia é que os participantes possam se integrar e celebrar a história do curso. A programação inclui mesas-redondas, exibição de filmes e exposições de livros e fotografias. Confira na imagem abaixo.

O curso de graduação em Ciências Sociais na UFC foi criado em 1968 com a modalidade de licenciatura e, na década seguinte, passou a ofertar também a modalidade de bacharelado. A fundação do Instituto de Antropologia, em 1958, e a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1961, e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, em 1966, serviu de pilar para o estabelecimento e a consolidação do curso alguns anos mais tarde.

Atualmente, a graduação está sob responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e é integrada pelas unidades curriculares de antropologia, ciência política e sociologia.

Imagem: Programação comemorativa dos 50 anos das Ciências SociaisPROGRAMAÇÃO ‒ A semana de celebração dos 50 anos do curso começa nesta segunda-feira (17), às 18h30min, com abertura oficial e mesa-redonda sobre a trajetória do Curso de Ciências Sociais, no auditório da Reitoria.

Nos dias seguintes, mesas-redondas abordam temas como: ensino e pesquisa no Curso de Ciências Sociais; vivências, resistências e repressão; desafios e expansão das ciências sociais; movimento estudantil e lutas pela redemocratização no Brasil; inserção do cientista social no mercado de trabalho.

LUTAS SIMBÓLICAS ‒ Além disso, no sábado (22), haverá uma manhã lúdica em torno do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, das 8h às 12h, na Casa de José de Alencar ‒ CJA (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), equipamento cultural da UFC.

Imagem: No sábado, haverá oficina prática de experimentação do jogo Lutas Simbólicas, inspirado na teoria de BourdieuO evento contará com oficina prática de experimentação do jogo Lutas Simbólicas, inspirado na teoria de Bourdieu. Idealizada pelo professor Daniel Valentim, que concluiu doutorado em Sociologia na UFC, a iniciativa está em desenvolvimento desde 2011.

Na ocasião, será lançada campanha de financiamento coletivo do jogo, que visa contribuir com a produção de conhecimentos sociológicos, e estará à disposição do público exposição artística composta por 45 ilustrações produzidas especialmente para o Lutas Simbólicas.

O evento conta com o apoio da Casa de José de Alencar, do projeto de extensão Brincarmóvel e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC.

Fontes: Curso de Ciências Sociais da UFC ‒ fone: 85 3366 7419 / Daniel Valentim, idealizador do jogo Lutas Simbólicas – fone: 85 98714 3725