Instituto Confúcio celebra Festival do Meio de Outono na quarta-feira (19), na FEAAC

Imagem: Celebração milenar e uma das mais importantes da Ásia, o festival comemora a abundância das colheitas de verão e o equinócio de outono, momento do ano em que a Lua está cheia e com brilho acentuadoO Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quarta-feira (19), das 14h às 16h, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), o Festival do Meio de Outono (também conhecido como Festival da Lua).

Celebração milenar e uma das mais importantes da Ásia, o festival comemora a abundância das colheitas de verão e o equinócio de outono, momento do ano em que a Lua está cheia e com brilho acentuado.

As atividades na UFC serão realizadas no hall do espaço comum do bloco didático III e no auditório da FEAAC (Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica), contando com a participação de três professoras de mandarim: Yu Chen, Lingwei Zhang e Yuxan Han. Haverá ainda, na ocasião, mostra de vídeos e a degustação do mooncake, ou bolo lunar, tradicional comida chinesa.

SOBRE O FESTIVAL ‒ Celebrado na China entre o 15º e o 8º dia do mês do calendário lunar, o Festival do Meio de Outono tem origem ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza, quando os povos ancestrais observavam a relação entre o movimento da Lua e as mudanças das estações, fato que influenciava diretamente a produção agrícola. O festival simboliza, portanto, um agradecimento dos chineses à Lua pela colheita, assim como reuniões familiares e oferendas para a Lua nos dias do outono, nos quais ela se encontra mais brilhante e redonda.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.