Reitor e prefeito firmam termo para instalar trechos do Parque Rachel de Queiroz no Pici

Imagem: Assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu na Reitoria da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em solenidade realizada na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, na manhã desta segunda-feira (17), o reitor da UFC, Henry Campos, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinaram termo de cooperação técnica para a construção, funcionamento, manutenção e segurança dos trechos 8 a 10 do Parque Rachel de Queiroz, situados em área do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Na ocasião, também foi assinado o plano de trabalho referente ao termo de cooperação. O documento recebeu assinaturas do reitor Henry Campos; da secretária do Meio Ambiente, Águeda Muniz; do secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo; do secretário em exercício da Regional III, Arquimedes Rodrigues; do superintendente da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza, Régis Rafael Tavares da Silva; e do diretor da Guarda Municipal, Rômulo Reis, representando o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã.

Pelo acordo, caberá à Prefeitura de Fortaleza "o financiamento integral da construção, funcionamento, conservação e segurança, sem qualquer ônus para a UFC, garantida ainda a preservação de áreas destinadas ao ensino ou à pesquisa institucional da Universidade", conforme área delimitada em documentos anexos ao termo. As despesas a serem cobertas contemplam, inclusive, as decorrentes de encargos de pessoal, previdenciários e trabalhistas.

São atribuições também da prefeitura as ações a serem desenvolvidas para viabilização do parque por meio de seus órgãos internos, cujos representantes subscreveram o plano de trabalho.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Já a UFC tem entre suas atribuições permitir a instalação dos equipamentos do Parque Rachel de Queiroz nos trechos acordados, garantindo seu uso público; apoiar tecnicamente a elaboração do Plano de Manejo do Parque Rachel de Queiroz; contribuir para pesquisa sobre despoluição da água por biorremediação e sua implementação técnica no parque; acompanhar a implantação do projeto, sua manutenção e segurança nos trechos 8 a 10 do parque.

O acordo estabelece ainda para a UFC a possibilidade de propor e firmar, sempre que possível, outras cooperações com a prefeitura para o parque quanto a programas de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade; colaborar no âmbito de suas competências para a captação de recursos financeiros direcionados a programas de educação ambiental e culturais, além de procurar instrumentos legais para resolver questões de ocupações irregulares dentro de sua área.

Imagem: Evento contou com a presença de autoridades acadêmicas e do poder executivo municipal (Foto: Ribamar Neto/UFC)A implantação de parte do Parque Rachel de Queiroz no Campus do Pici se insere num macroprojeto da prefeitura que envolve também, entre outras ações, a requalificação de áreas da zona oeste de Fortaleza, bem como melhorias em trechos do litoral da cidade. Os recursos totais para essas iniciativas voltadas para o meio ambiente são no valor de US$ 150 milhões, oriundos do Banco Mundial.

SOLENIDADE – A primeira a falar na solenidade foi a secretária Águeda Muniz, que destacou a grandeza do projeto. "O parque terá mais de 200 hectares e perpassa, direta ou indiretamente, 22 bairros da cidade. É o segundo maior parque urbano da cidade de Fortaleza, e três dos trechos estarão no Campus do Pici". Para ela, a iniciativa gera uma satisfação muito grande, "principalmente quando estão integrados a sociedade, o poder público e a Universidade."

Em seguida, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, que participa da articulação entre UFC e prefeitura para implantação do parque no Pici, falou do sentimento de alegria no ano em que se comemora o centenário da Escola de Agronomia. Ela defendeu que aquela área que já é utilizada pela comunidade seja transformada realmente num parque de acesso, permitindo uma maior integração da comunidade com a Universidade.

O prefeito Roberto Cláudio disse que o Poder Municipal não poderia fazer o parque sem uma conversa técnica com a Universidade porque os trechos que ficam dentro do campus já são hoje "espaço para atividade acadêmica, extensionista, de pesquisa, de ensino. É muito importante que a gente possa integrar tanto a obra quanto o uso do parque depois de instalado com a própria UFC", afirmou. Segundo ele, a expectativa é que entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2019 tenham início as obras dentro do Campus do Pici.

Imagem: Reitor e prefeito abraçadosPor fim, o reitor agradeceu a todos os envolvidos nesse projeto e lembrou que para a UFC a parceria "só tem benefício". Destacou os dois anos de trabalhos de discussão, conversas entre os representantes da UFC e da prefeitura visando à preparação desse acordo. "Esse parque realmente vai mudar a feição daquele campus e aquilo ali urbanizado, podendo ter uma vida útil e dando uma proteção e uma segurança ainda maior para nossos equipamentos vai entrar na história", disse.

PARCERIAS – Outras iniciativas de cooperação entre a UFC e a prefeitura acertadas para realização, em breve, são a reforma da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com atendimento à população e treinamento interprofissional em saúde; e a instalação do novo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), no bairro Planalto Pici, que funcionará numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Cultura e Arte da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331