Osamu Ishitani, do Instituto Tecnológico de Tóquio, ministra palestra hoje (21) na UFC

Imagem: Foto do  Prof. Osamu Ishitani, que usa óculo e camisa e gravataO Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará receberá a visita do Prof. Osamu Ishitani, do Instituto Tecnológico de Tóquio (Japão). Ishitani é um dos palestrantes estrangeiros convidados para o XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica (BMIC), que ocorrerá em Fortaleza, de 24 a 28 de setembro.

O pesquisador antecipou sua vinda ao Brasil a fim de conhecer os laboratórios do Grupo de Bioinorgânica da UFC e estabelecer novas colaborações com pesquisadores interessados na área. Na UFC, ele realizará palestra em inglês. A atividade é gratuita e aberta a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, bem como a profissionais de química, física, bioquímica e engenharias.

A palestra, intitulada "Photocatalytic systems for CO2 reduction consisting of metal complexes and semiconductors", ocorrerá na sexta-feira (21), às 10h, no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Em sua apresentação, o convidado abordará o uso de novos tipos de fotocatalisadores baseados em complexos metálicos para a redução de CO2, em um contexto de aquecimento global e de escassez de fontes de combustível fóssil. O Prof. Ishitani falará sobre arquiteturas moleculares para intensificar a eficiência desses materiais e adicionar novas funções aos sistemas fotocatalíticos de redução de gás carbônico.

SOBRE O VISITANTE ‒ Osamu Ishitani é professor titular do Departamento de Química do Instituto Tecnológico de Tóquio (Japão) e autor de publicações em revistas científicas de renome internacional. Suas pesquisas envolvem fotossíntese artificial, fotoquímica de compostos de coordenação e fotocatalisadores para redução de CO2. Até 2019, exercerá o cargo de diretor de pesquisa da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST).

Tem doutorado (1987) em Fotoquímica pela Universidade de Osaka e mestrado (1982) em Química Orgânica pela Universidade de Kobe. Atuou como pesquisador visitante no Instituto Hahn-Meitner de Berlim (Alemanha), na Universidade de Nottingham (Reino Unido) e na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA). Há dois anos, é o editor regional para a Ásia do periódico científico Journal of Photochemistry and Photobiology A (JPPA).

Fonte: Profª Izaura Diógenes, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC – fone: 85 3366 9977