Maternidade-Escola comemora 20 anos da implantação do método Canguru

Imagem: Mãesegurando bebê recém-nascido junto ao peitoNesta quarta-feira (19), a partir das 8h, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), profissionais, mães, pais, bebês e ex-pacientes celebrarão os 20 anos de uma das mais importantes políticas públicas da saúde da mulher e da criança na instituição, o método Canguru. O encontro contará com a presença da consultora da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Luiza Geaquinto Machado.

O Canguru incentiva o cuidado com o recém-nascido para além da necessidade biológica, pois reconhece a importância do vínculo com a família no desenvolvimento do bebê. A chefe da Unidade Canguru da MEAC, a neonatologista Rosalina Araújo, ressalta que essa "filosofia" começa no pré-natal.

"Costumamos dizer que aqui somos todos canguru. Desde o acolhimento da mãe na recepção até a alta do bebê, o cuidado integral e humanizado tem os dois como prioridade no nosso atendimento", afirma, complementando que o método Canguru não se resume à posição do bebê pele a pele com a mãe.

Antes mesmo de o bebê nascer, a mãe atendida na MEAC recebe todas as informações para uma gestação e um parto seguros. É esclarecida, entre outros pontos, sobre a importância da amamentação na primeira meia hora após o nascimento e do contato pele a pele para o equilíbrio da temperatura do bebê e fortalecimento do laço entre os dois.

A livre escolha do acompanhante para o momento do parto também faz parte das recomendações do Canguru. Isso transmite à mãe mais segurança, o que repercute em um nascimento mais tranquilo.

A MEAC possui cinco leitos na Unidade Canguru, o que permite que a mãe volte a se internar no hospital para ajudar na melhora do bebê. O atendimento se estende às enfermarias, nas quais a equipe realiza rodas de conversa com mães e acompanhantes, ao banco de leite e ao ambulatório para gestação de alto risco.

O método Canguru é um dos fatores que levaram a MEAC a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como o primeiro Centro de Apoio às Boas Práticas de Parto e Nascimento do País. A maternidade é também instituição capacitadora de profissionais no método, formando turmas de diferentes centros de saúde.

BENEFÍCIOS – Entre os benefícios para o bebê garantidos pelo método Canguru estão o menor tempo de internação no hospital, o aumento da temperatura do corpo e estabilidade, menos episódios de apneia (paradas respiratórias durante o sono), diminuição do choro, aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família, estimulação sensorial positiva, diminuição de infecção hospitalar, controle e alívio da dor.

A MEAC, unidade do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), está localizada na Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – fone: 85 3366 8577