Dedicação à ciência é destacada durante homenagem ao Prof. Lindberg Gonçalves

Imagem: Homenagem foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (Foto: divulgação/CMFor)O diretor do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará, Lindberg Gonçalves, recebeu na última segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Fortaleza, o Título de Cidadão de Fortaleza. A homenagem foi proposta pelo vereador Alípio Rodrigues e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

"Não há nada mais gratificante que no entardecer da vida você ser reconhecido. Uma homenagem como essa, no meu caso, reforça em mim a convicção de que faria tudo de novo", afirmou o Prof. Lindberg, que é engenheiro civil pela UFC (1969), doutor em Física Teórica pela Universidade de Oxford, com pós-doutoramento na mesma universidade (1977).

Natural de Russas, o Prof. Lindberg teve sua trajetória e dedicação à ciência destacada pelo proponente da homenagem. "Russas ganhou com seu trabalho e desempenho, como também todo o Vale do Jaguaribe. Hoje, temos pessoas do Brasil inteiro naquela cidade. Cada cidade que recebe uma universidade recebe também o desenvolvimento, através de tantas mentes pensantes e cientistas que levam seu conhecimento em benefício de todos", destacou o parlamentar.

Em seguida, o vereador fez a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao homenageado. Em seus agradecimentos, Lindberg Gonçalves contou sua trajetória de vida: "Vou voltar uns 60 anos. Fortaleza representava para quem vinha do Interior o que havia de mais fantástico. Para vir para cá, pegávamos uma BR poeirenta, mas, quando chegávamos, estávamos no paraíso. Havia cafés, cinemas, mar, a piscina do Estoril, isso tudo fazia parte do imaginário dos jovens interioranos", lembrou.

"Mas finalmente chegou o dia em que comecei a estudar em Fortaleza e iniciei o curso científico. Naquela época, a Igreja encabeçava os movimentos sociais, o que nos deu uma visão do lado social e formou toda uma geração. Depois, abre-se um novo capítulo na minha vida com a Universidade. Cada vez aumentava o desejo de retribuir a esta cidade aquilo que ela havia me dado de forma tão generosa", destacou.

"Tive a felicidade de estudar em uma boa universidade europeia, com as melhores cabeças, prêmios Nobel, artistas internacionais. Naquele momento, tomei a decisão de fazer algo grande. Então iniciamos aqui [no Ceará] o trabalho de criação do Curso de Engenharia Metalúrgica. Definimos o carro-chefe do setor de pesquisa, o que foi fundamental para o Estado", pontuou.

A mesa da solenidade foi composta pelo diretor do Centro de Ciências da UFC, Raimundo Nogueira Costa Filho, pela professora Tereza Liduína Santiago Félix, representando a Casa dos Amigos de Russas (CARUS); pelo ex-reitor da UFC Jesualdo Farias, pela professora Maria Gilvanice de Oliveira Pontes e pelo vereador Alípio Rodrigues.

PERFIL ‒ Docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, é diretor do Campus de Russas desde a inauguração da unidade, em 2014. É consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de integrante e conselheiro de várias entidades científicas.

É membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Americana de Física (American Physical Society) e da Sociedade Inglesa de Física (The Institute of Physics), além de reunir vários outros predicados científicos, conforme mostra seu currículo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza ‒ fone: 85 3444 8300