Agência UFC: grupo desenvolve foguetes; convênio com SENAI facilitará produção

Imagem: Foto do presidente da FIEC, BetoStudart, e do reitor Henry Campos, sentados a uma mesa assinando os papéis do convênioNa Universidade Federal do Ceará, a ciência aeroespacial vem dando seus primeiros passos. O Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAE), vinculado à Engenharia Mecânica, tem trabalhado na criação e no estudo de foguetes, já tendo realizado lançamentos de projetos em escala reduzida que chegaram a atingir 250 metros de altura.

O objetivo do grupo agora é construir um foguete mais potente, com capacidade de atingir de 3 a 5 quilômetros de apogeu (altura máxima). Batizado de Hermes, o novo projeto será o primeiro foguete híbrido do Ceará, ou seja, que usa dois componentes em estados diferentes para gerar combustão. A ideia é lançá-lo já em 2019.

Mais informações sobre o GDAE e os foguetes estão disponíveis em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

CONVÊNIO ‒ A produção do Hermes será facilitada a partir da assinatura de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizada na manhã desta terça-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O convênio será para a fabricação de peças e equipamentos necessários à construção do foguete, a ser realizada juntamente com os estudantes dos cursos técnicos do SENAI.

Como se trata de construções complexas, a ideia é que cada componente da estrutura do foguete tenha sua melhor forma de produção avaliada pelos estudantes do SENAI, em diálogo com os das engenharias da UFC que compõem o grupo.

Imagem: Turma do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAE) da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Estiveram presentes para a assinatura o reitor da UFC, Henry Campos; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; o presidente da FIEC, Beto Studart; e o diretor regional e a gerente de educação do SENAI, Paulo André Holanda e Sônia Parente.

Também participaram membros do GDAE, dentre eles o coordenador do grupo, Claus Wehmann, além do Prof. Marcos Paulo Nogueira, do SENAI, com quem o convênio foi idealizado.

O reitor da UFC e o presidente da FIEC enfatizaram que o convênio é um marco na relação entre academia e setor produtivo, ajudando a fortalecer a retenção de estudantes no Ceará. Ambos reconheceram que ainda há resistência nessa aproximação, mas que isso vem diminuindo pelos esforços recentes das gestões.

Fontes: Agência UFC – fone: 85 3366 7331 / Assessoria da FIEC – fone: 85 3421 5815