Solenidade na Reitoria marca abertura do jubileu de ouro do Curso de Ciências Sociais

Imagem: Prof. Cesar Barreira discursa (Foto: Ribamar Neto/UFC)A abertura das comemorações do jubileu de ouro do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará ocorreu na noite dessa segunda-feira (17), no auditório da Reitoria.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UFC, Henry Campos; do vice-reitor, Custódio Almeida; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes; da vice-diretora do Centro de Humanidades, Danyelle Nilin Gonçalves; do ex-reitor da UFC Paulo Elpídio; da chefe do Departamento de Ciências Sociais, Celina Ramalho; do coordenador do Curso de Ciências Sociais (diurno), Luiz Fábio Paiva; do vice-coordenador do Curso de Ciências Sociais (noturno), Estevão Arcanjo; e do coordenador-geral do evento, Cesar Barreira.

Falando a docentes e alunos, que lotaram o espaço, o Prof. Cesar Barreira deu início aos discursos, destacando os aspectos afetivos e políticos das festividades de meio século das Ciências Sociais na UFC.

"Marcamos esse evento pelas palavras encontro, reaproximação e diálogo. Pensamos não somente em resgatar a memória do Curso de Ciências Sociais, mas também todo um lado simbólico e político da criação dele, no ano de 1968, que demarcou a trajetória que o curso passou a assumir", afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Sulamita Vieira fez a leitura de uma nota de solidariedade ao Museu NacionalEm seguida, a Profª Sulamita Vieira fez a leitura de uma nota de solidariedade ao Museu Nacional ‒ que perdeu grande parte de sua estrutura e acervo em um incêndio ocorrido no último dia 2 ‒ assinada pelo colegiado do Departamento de Ciências Sociais. No texto, os docentes classificam o prejuízo como "irreparável" e afirmam que ele "revela a ausência de uma política voltada para instituições que são símbolos de nossa história e identidade".

Destacam ainda a perda de livros e documentos do Núcleo de Antropologia da Política, que abrigava publicações elaboradas por redes de pesquisadores de todo o País, das quais fazem parte docentes da UFC. "Imaginamos o que representa, para todos, a perda de incontáveis 'arquivos', contendo o fazer-se de valiosas pesquisas, que são também parte da história do fazer etnográfico no Brasil", ressaltou o colegiado.

Imagem: O reitor Henry Campos enfatizou a produção acadêmica do Departamento de Ciências Sociais (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor Henry Campos enfatizou, em sua fala, a produção acadêmica do Departamento de Ciências Sociais, avaliando-o como "uma das células mais vibrantes e atuantes da nossa Universidade".

Para ele, essa contribuição intelectual, hoje com uma bagagem de mais de meio século, tem sido fundamental no sentido de apontar soluções para problemas sociais do Ceará. "Aqui atua uma massa crítica que insere conteúdo forte na vida da Instituição. Sai daqui parte substancial do pensamento crítico com que a UFC avalia a sociedade e da contribuição que oferece a essa mesma sociedade para equacionar seus problemas", disse.

A programação do jubileu de ouro das Ciências Sociais segue até sexta-feira (21), com mesas-redondas, exibições de filmes e exposições de livros e fotografias. Além disso, no sábado (22), haverá uma manhã lúdica em torno do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, das 8h às 12h, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), equipamento cultural da UFC.

Imagem: Público lotou o auditório da ReitoriaSAIBA MAIS ‒ O curso de graduação em Ciências Sociais na UFC foi criado em 1968 com a modalidade de licenciatura, passando a ofertar também a modalidade de bacharelado na década seguinte. A fundação do Instituto de Antropologia, em 1958, e a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1961, e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, em 1966, serviu de pilar para o estabelecimento e a consolidação do curso alguns anos mais tarde.

Atualmente, a graduação está sob responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e é integrada pelas unidades curriculares de antropologia, ciência política e sociologia.