Seara da Ciência inscreve para Space Week Nordeste, evento de tecnologia aeroespacial

Imagem: Cartaz com informações do evento A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, realiza, de 26 a 28 deste mês, a Space Week Nordeste, evento que reunirá pesquisadores e instituições de pesquisa aeroespacial e ciências espaciais na discussão dos seguintes temas: astronomia e clima espacial (sensoriamento), engenharia aeroespacial, e satélites e telecomunicações. Interessados podem inscrever-se através de formulário on-line.

A programação conta com palestras, exposições, observação espacial do planeta Júpiter e exibição da peça Eu sou Einstein, com o ator Renato Rodrigues, em referência ao quase centenário do eclipse de 1919 e suas observações em Sobral (CE) para comprovação da teoria da relatividade geral.

O destaque é para a palestra de abertura, na quarta-feira (26), às 8h, sobre "Controle de instabilidades de combustão de motores-foguete", com o Prof. Pedro Teixeira Lacava, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e para a palestra de quinta-feira (27), às 14h, com o tema "O Brasil na era dos grandes telescópios", com o Prof. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Rojas é ainda representante do Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante organização europeia intergovernamental para pesquisas em astronomia e o observatório astronômico mais produtivo do mundo. No encerramento, na sexta-feira (28), a partir das 15h45min, haverá também o lançamento de foguete feito com material reciclável.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público. O evento é resultado de parceria entre Seara da Ciência, Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS Interestelar), Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da UFC (GDAE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Planetário Rubens de Azevedo e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: Ednardo Rodrigues, da organização do evento – fone: 85 3366 9245