CJA recebe manhã lúdica em torno do pensamento de Pierre Bourdieu neste sábado (22)

Imagem: Cartaz com informações sobre o jogo e fotos de pessoas jogando, sentadas no chão ou ao redor de uma mesaUma manhã lúdica em torno do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu ocorrerá neste sábado (22), das 8h às 12h, na Casa de José de Alencar (CJA), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. O evento é gratuito e integra a programação dos 50 anos do Curso de Ciências Sociais da UFC.

Haverá mesa-redonda com a participação dos professores Leonardo Sá, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, que debaterá sobre a importância de Pierre Bourdieu para a teoria sociológica contemporânea, e Euza Raquel, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que apresentará uma discussão sobre a importância da ludicidade e dos jogos na educação. A mesa será mediada pelo Prof. Marcos Teodorico, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC.

O evento contará também com oficina prática de experimentação do jogo Lutas Simbólicas, inspirado na teoria de Bourdieu. Idealizada pelo professor Daniel Valentim, que concluiu doutorado em Sociologia na UFC, a iniciativa está em desenvolvimento desde 2011. Na ocasião, será lançada campanha de financiamento coletivo do jogo, que visa contribuir com a produção de conhecimentos sociológicos, e estará à disposição do público exposição artística composta por 45 ilustrações produzidas especialmente para o Lutas Simbólicas.

O evento conta com o apoio da Casa de José de Alencar, do projeto de extensão Brincarmóvel e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC. A CJA está localizada na Av. Washington Soares, 6055, Messejana.

Fonte: Daniel Valentim, idealizador do jogo Lutas Simbólicas – fone: 85 98714 3725