Suicídio é tema de painel interdisciplinar na Reitoria nesta quarta-feira (26)

Imagem: No painel serão apresentados conteúdos sobre a questão da preocupação com a vida como tema central nas formas de governo e de saber a partir da modernidade (Imagem: Divulgação)O quarto Painel Interdisciplinar, deste ano, promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará terá como tema "Diálogos sobre o suicídio". O evento, que ocorrerá na quarta-feira (26), das 16h às 18h30min, no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), recebe inscrições de interessados por meio de formulário eletrônico.

Os conferencistas convidados são o psicólogo, psicanalista e docente do Departamento de Ciências Sociais Cristian Paiva e o psiquiatra, docente da Faculdade de Medicina e coordenador do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), Fábio Gomes de Matos.

O painel apresentará conteúdos sobre a questão da preocupação com a vida como tema central nas formas de governo e de saber a partir da modernidade. Serão tratadas algumas contribuições da sociologia para pensar hoje o problema do suicídio como sintoma do mal-estar nos laços sociais e nas instituições contemporâneas. O enfrentamento dos preconceitos, estigmas e tabus e a necessidade de mudanças com vistas a uma ação mais propositiva para a prevenção do suicídio também serão apontados no painel.

OS CONVIDADOS – O Prof. Cristian Paiva tem pós-doutorado em Sociologia e Antropologia, tendo feito seus estudos com o sociólogo e antropólogo David Le Breton, na Universidade de Estrasburgo (França). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade. Desenvolve estudos sobre subjetividades, culturas corporais e afetivas, envelhecimento, saúde e sexualidade.

O Prof. Fábio Gomes de Matos é doutor, com pós-doutorado, em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo (Reino Unido). É professor titular da UFC, preceptor e docente da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), membro dos corpos editoriais da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Jornal Brasileiro de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Revista de Psiquiatria Clínica, da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações podem ser acessadas no site do CEA e em sua página no Facebook.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.