Campus do Pici recebe equipe do Vetmóvel para castração de cães e gatos

Imagem: A aluna de Zootecnia Taise Praxedes ajudou a organizar atendimento veterinário (Foto: Ribamar Neto/UFC)Manteiga, Caramelo, Johnny Bravo… Esses são os nomes de alguns dos animais que receberam atendimento veterinário nesta semana no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A ação, promovida pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará, tem o objetivo de castrar e vacinar cães e gatos que vivem no local.

O atendimento segue até esta sexta-feira (21) e é realizado por uma equipe do Vetmóvel, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Durante esta semana, os profissionais realizam procedimentos como castração, vacinação antirrábica e testes de diagnóstico do calazar em animais. O atendimento é gratuito, sendo a castração restrita a cães e gatos que vivem dentro do campus.

O prefeito de Gestão Ambiental da UFC, Carlos Henrique Ximenes, explica que a ação é a primeira iniciativa da Comissão de Política de Manejo Integrado de Animais Abandonados na UFC. "A gente tem recebido muita reclamação, inclusive via Ouvidoria, de cães agredindo pessoas. Então a gente criou um grupo para ver como vai resolver essa questão dos animais nos diferentes campi da Universidade. Essa ação com o Vetmóvel é a primeira e mais urgente", destaca.

Veja outras imagens da ação no Flickr da UFCImagem: A equipe do Vetmóvel fez a castração e vacinação apenas de cães e gatos que vivem no Campus (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Cerca de 100 estudantes, de cursos como Engenharia Ambiental, Química, Educação Física, Agronomia e Engenharia Civil, participam da ação como voluntários. É o caso da aluna de Zootecnia Taise Praxedes, que ajudou a organizar a atividade. Ela explica que os estudantes se dividiram em grupos para captura e transporte de animais até o local de atendimento, acompanhamento dos bichos no Vetmóvel e cuidados após os procedimentos de castração.

De acordo com ela, mais de 70 cães e gatos já foram castrados. Os que passam pelo procedimento têm a orelha furada para se distinguirem dos demais. Além disso, são identificados e permanecem em salas para receber alimento e medicação até ficarem bem e serem soltos. "A gente também está batendo foto de cada um para postar no Instagram do grupo Animais UFC (@animaisufc), para adoção", acrescenta, informando que, nesta semana, três cachorros e seis gatos já receberam um lar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331