CATI apresenta e discute projetos de tecnologia da informação na UFC

Imagem: O Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação apresentou e discutiu projetos estratégicos para a UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (20), na Reitoria, o Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) da Universidade Federal do Ceará apresentou e discutiu projetos estratégicos para a Instituição. O principal deles é a ampliação da velocidade da Internet em toda a UFC, que aumentará de 2 para 10 gigabytes, resultando em mais qualidade e agilidade de atividades acadêmicas e administrativas.

O trabalho para viabilizar a nova capacidade da rede foi feito em conjunto entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a UFC, através da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o Instituto UFC Virtual e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC-INFRA). O projeto faz parte de uma série de ações estruturantes em andamento na Universidade.

O coordenador técnico da RNP, Marcos Frota, explica que todo o aparato técnico que liga a UFC à rede nacional está pronto. "Com o apoio e a infraestrutura oferecidos pela Universidade, pudemos fazer essa alteração, que multiplica por cinco a velocidade atual de conexão", diz. Além disso, a UFC terá, com a nova velocidade, melhores condições de usufruir das ligações (links) de três cabos intercontinentais de 100 gigabytes que serão instalados em Fortaleza, diretamente ligados à RNP, incluindo a UFC. "Como receberemos os links aqui em Fortaleza, as instituições locais serão as maiores beneficiadas, porque estão usando o link na fonte", acrescenta Frota.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Atualmente, a STI trabalha nos últimos ajustes de interligação entre as unidades internas da UFC para que a nova velocidade esteja à disposição da comunidade acadêmica, o que deverá ocorrer em outubro. O diretor da STI, Joaquim Bento Cavalcante Neto, ressalta que a mudança traz diversas melhorias, como maior agilidade para baixar e subir arquivos, melhor qualidade em videoconferências, leitura de grandes volumes de dados, entre outros aspectos. "Esse é um grande marco para a Universidade. Representa um potencial enorme, pois a Internet está presente em grande parte das atividades desenvolvidas na Universidade", pontua.

O diretor do Instituto UFC Virtual, Mauro Pequeno, cita a importância do trabalho em equipe desenvolvido nos últimos meses para que o aumento na velocidade da Internet se tornasse realidade. "Conseguimos, em poucos meses, trabalhar de forma rápida e planejada para viabilizar esse projeto". Além dos benefícios imediatos, ele ressalta que outras possibilidades que dependiam desse avanço inicial já estão sendo pensadas, entre as quais está uma rede wi-fi de qualidade para toda as áreas da UFC, que deve ser lançada em 2019.

Imagem: A ampliação da velocidade da Internet em toda a UFC - de 2 para 10 gigabytes - foi ponto de destaque na pauta da reunião (Foto: Ribamar Neto/UFC)O superintendente-adjunto da UFC-INFRA, Rafael Henriques, destacou os trabalhos que garantiram a infraestrutura física necessária para o funcionamento da rede com toda sua potencialidade. "Concedemos algumas autorizações e fizemos as mudanças e adaptações necessárias para que fosse possível atingir nosso objetivo neste projeto", afirmou, acrescentando que a Internet, junto com energia elétrica e as pessoas de todos os setores da Universidade, compõe o tripé essencial para o funcionamento da Instituição.

Além dessa apresentação, os membros do CATI abordaram outros pontos, como versões de sites institucionais em outras línguas, desenvolvimento de aplicativos institucionais para celular e aspectos de segurança da informação e comunicação. Esses temas voltarão a ser discutidos em outras reuniões.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331