Livro "A barca de Coruam", do Prof. Cavalcante Júnior, será lançado na terça-feira (25)

Imagem: Capa do livro "A barca de Coruam"O Prof. Cavalcante Júnior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, lança, na próxima terça-feira (25), no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), às 19h, o livro A barca de Coruam. A obra, que estará disponível para download gratuito nas plataformas Kindle, Kobo e Lev, aborda a temática do suicídio.

Na ocasião, a psicóloga Renata Giaxa ministrará palestra com o tema "Nos (des)compassos da vida: empatia na prevenção de suicídio", seguida por bate-papo com o autor.

"A escrita d'A barca de Coruam, baseada em fatos reais e no somatório dos anos da minha experiência como psicoterapeuta, é um convite à reflexão sobre o existir e os seus impedimentos. Ninguém pode planejar uma vida para outro viver, cada pessoa tem os seus próprios planos, sonhos e modos de realizá-los", comenta o Prof. Cavalcante sobre o livro.

Na trama, há a história da breve vida de Coruam, um jovem de 19 anos, belo, estudante brilhante, oriundo de família bem estabelecida e, como destaca o autor, impedido de existir. "Durante as duas décadas em que me dediquei à clínica psicoterápica centrada na pessoa, o desejo do suicídio foi recorrente em muitos que atendi. Compreendia e compreendo o suicídio como o impedimento de ser. Como ele, são muitos os Coruans que, em nível cada vez mais crescente no Brasil, interrompem suas vidas diante do impedimento de existir do modo que gostariam", afirma.

Destaca ainda o professor a relevância da abordagem da temática do suicídio por meio da arte e literatura. "Nos últimos sete anos venho me dedicando à criação da ciência poética, com espaço de extensão e pesquisa no ICA. Produzir um e-book, para acesso gratuito de todos, é um modo de fazer ciência ampliada, levando à população temas de relevância inquestionável, como o suicídio, com palavras leves, senso estético e densidade de conteúdo".