Encontro Brasileiro de Química Inorgânica começa nesta segunda-feira (24)

Imagem: Logomarca do evento com foto do mar ao fundo e jangada imitando a letra "m"Até sexta-feira (28), pesquisadores, estudantes e professores de Química Inorgânica participam de debates e apresentações de trabalhos no XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica (BMIC, na sigla em inglês). O evento, que conta com a presença de pesquisadores de países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Uruguai, Austrália e África do Sul, ocorre no Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080, Meireles).

Em paralelo ao XIX BMIC, são realizados dois eventos: o VI Encontro Latino-Americano de Química Inorgânica Biológica (LABIC) e o VIII Encontro Brasileiro de Terras Raras (VIII TR). Essa edição conta com 350 participantes inscritos, que durante cinco dias discutirão e apresentarão novas pesquisas nas áreas de química inorgância, terras raras, fotoquímica, eletroquímica inorgânica, química de materiais e catálise.

O destaque é para a palestra "Making solar fuels", que será ministrada pelo Prof. Thomas Meyer, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), na conferência de abertura. Todas as atividades serão em inglês, sem tradução simultânea. A programação completa está disponível no site do evento.

A organização local do XIX BMIC é da Universidade Federal do Ceará, através do Laboratório de Bioinorgânica e do Programa de Pós-Graduação em Química, com suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Outros parceiros são a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a Real Sociedade Britânica de Química, a Sociedade de Química Bioinorgânica (SBIC-EUA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Prof. Luiz Gonzaga Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC – fone: 85 3366 9435