UFC, ACL e Instituto do Ceará celebram bicentenário do Senador Pompeu

Imagem: O Senador Pompeu foi político, geógrafo, jornalista, educador, professor e empreendedor (Imagem: Divulgação)Nesta quarta-feira (26), às 10h, a Academia Cearense de Letras (ACL) promove, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto do Ceará, a mesa-redonda intitulada "O Senador Thomaz Pompeu e a questão ambiental no século XIX". O evento integra o programa em celebração do Bicentenário de Nascimento de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Senador Pompeu, considerado uma dos mais importantes personagens da história do Ceará, por sua atuação como político, geógrafo, jornalista, educador, professor e empreendedor. A ACL é sediada no Palácio da Luz (Rua do Rosário, 1, Centro), em Fortaleza.

A mesa-redonda será presidida pela vice-presidente da ACL, Angela Gutiérrez, docente aposentada do Departamento de Literatura da UFC, e coordenada por Kênia Rios, professora do Departamento de História e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFC. Participarão da mesa o Prof. José Romário Bastos (UFC), o mestre em História Gabriel Pereira de Oliveira e a aluna de mestrado na mesma área Berna Caroline Nogueira (Universidade Estadual do Ceará).

As comemorações do Bicentenário de Nascimento de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Senador Pompeu, organizadas pela ACL, Instituto do Ceará e UFC, foram abertas no dia 23 de agosto, com solenidade na sede do instituto, dirigida pelo presidente da entidade, Lúcio Alcântara. No local também foi instalada uma exposição sobre a vida e carreira do homenageado. A Profª Angela Gutiérrez, também membra do instituto, informa que outras iniciativas ocorrerão ao longo deste ano e que as conferências e mesas-redondas do bicentenário serão publicadas na Revista do Instituto do Ceará e na Revista da Academia Cearense de Letras.

TRILHAS – Por todo o mês de outubro, o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR), vinculado ao Departamento de Geografia da UFC, concentrará no Senador Pompeu o projeto de extensão Trilhas Urbanas: um Percurso Geográfico no Centro de Fortaleza. O projeto é coordenado pela Profª Clélia Lustosa, também integrante do Instituto do Ceará.

Escolas podem agendar a participação de grupos de alunos e professores pela manhã ou à tarde, de segunda a sábado. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 85 3366 9857 (LAPUR) e 99678 0123 (com o bolsista do projeto Nayuã Lustosa). Outras atividades na programação do bicentenário estão em elaboração e serão posteriormente divulgadas.

SAIBA MAIS – Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, o Senador Pompeu, nasceu em Santa Quitéria, em 6 de junho de 1818, e faleceu em Fortaleza, em 2 de setembro de 1877. A Profª Angela Gutiérrez explica que ele "honrou o Ceará, por sua luta constante pelo bem de sua província natal, no Senado do Império, na liderança do Partido Liberal e na redação do jornal Cearense; pelo valioso legado de suas obras, frutos de relevantes pesquisas, em que ressaltam o famoso Ensaio estatístico da província do Ceará, publicado em 1863/1864, e livros pioneiros na área de geografia, do meio ambiente, da educação".

Ela afirma que o Senador Pompeu "também se destacou por seus estudos e atividades no campo da educação, em que sobressaem a publicação de compêndios didáticos para o ensino de geografia, a fundação, elaboração de estatutos e direção do Liceu do Ceará, primeira instituição cearense de ensino secundário, e a criação de currículos e normas para a instrução pública, que também esteve sob sua responsabilidade em nossa Província; por seu pioneirismo, de que é exemplo a organização da Companhia Cearense Via Férrea de Baturité, em 1870, primeira estrada de ferro em nossa Província; por seu exemplo de ética e honradez, qualidades louvadas por seus contemporâneos”.

Fonte: Profª Angela Gutiérrez, Academia Cearense de Letras – fone: 85 3226 0326