Presença internacional marca XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica

Imagem: "O Ceará em muito pode contribuir, e investimento em ciência, tecnologia e inovação é o caminho para superarmos os graves problemas econômicos que afetam os países periféricos”, disse o reitor Henry Campos na abertura do BMIC (Foto: Jr. Panela/UFC)Fortaleza, até sexta-feira (28), é a capital da química inorgânica na América Latina ao sediar o XIX Encontro Brasileiro de Química Inorgânica (BMIC). Uma realização da Universidade Federal do Ceará, através do Laboratório de Bioinorgânica e do Programa de Pós-Graduação em Química, e parceiros, a iniciativa ocorre no Seara Praia Hotel em paralelo ao VI Encontro Latino-Americano de Química Inorgânica Biológica (LABIC) e ao VIII Encontro Brasileiro de Terras Raras (VIII TR).

A abertura dos eventos ocorreu nessa segunda-feira (24) e contou com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais da área.

Compuseram a mesa solene o reitor da UFC, Henry Campos; o presidente da Sociedade Brasileira de Química, Norberto Peporine Lopes; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC e coordenador-geral do evento, Luiz Gonzaga Lopes; o diretor do Centro de Ciências da UFC, Raimundo Nogueira; o diretor da divisão de Química Inorgânica da Sociedade Brasileira de Química, Júlio Rebouças; e o representante da Society of Biological Inorganic Chemistry (Sociedade de Química Bioinorgânica), Charles Riordan.

Registrando um público de 350 inscritos, parte dele composto por 50 pesquisadores estrangeiros, o BMIC ocorre pela segunda vez em terras alencarinas. A primeira, destacou o Prof. Luiz Gonzaga, foi dirigida, em 2006, pelo reitor Ícaro Moreira, falecido em 2008.

Para o atual coordenador, encontros desse porte fortalecem a política de internacionalização da UFC. "De certo modo você tem vários olhares para a Universidade, pois aqui a gente tem pesquisadores de diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, Alemanha, França, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e Japão, pessoas que estão no topo da área de química inorgânica. Alguns vieram mesmo antes do evento e estiveram na UFC fazendo palestras e conversando com nossos alunos", afirmou.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Além da referência a Ícaro Moreira, a cerimônia de abertura teve uma homenagem, evocada pelo Prof. Norberto Peporine Lopes, a Faruk Nome. Professor, vice-coordenador e coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Físico-Química e Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nome faleceu nessa segunda-feira (24).

Segundo Peporine, Faruk Nome foi um dos membros mais ativos da Sociedade Brasileira de Química, entidade na qual atuou por mais de 35 anos. "Perdemos nesta manhã um grande professor, um grande pesquisador e um grande homem", disse.

Saudando os presentes na solenidade, o reitor Henry Campos falou da consonância dos eventos com o atual momento das políticas de apoio à pesquisa na Universidade e no Estado.

"O encontro vem flagrar a Universidade Federal do Ceará em momento especial, quando buscamos criar ambiente propício à inovação e ao avanço do conhecimento científico e tecnológico. O Ceará em muito pode contribuir, e investimento em ciência, tecnologia e inovação é o caminho para superarmos os graves problemas econômicos que afetam os países periféricos", avaliou.

Imagem: Na abertura, o Quarteto de Cordas Flausino Valle, do Curso de Música da UFC, fez apresentação para o auditório lotado (Foto: Jr. Panela/UFC)Após as falas oficiais, a abertura contou com uma apresentação do Quarteto de Cordas Flausino Valle, do Curso de Música da UFC, seguida pela palestra "Making solar fuels", ministrada pelo Prof. Thomas Meyer, da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Ao longo da semana, serão debatidos ainda os temas terras raras, fotoquímica, eletroquímica inorgânica, química de materiais e catálise.

XIX BMIC – O evento é uma realização da UFC, com suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a Real Sociedade Britânica de Química, a Sociedade de Química Bioinorgânica (SBIC-EUA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331