Procurar no portal

Agência UFC: nova espécie de planta encontrada na bacia do Araripe

Imagem: O fóssil encontrado estava especialmente preservado, o que facilitou a caracterização (Foto: Divulgação)Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará descobriram nova espécie de planta a partir de fóssil encontrado na bacia do Araripe, no sertão cearense. Estima-se que a espécie, nomeada de Pseudofrenelopsis salesii, tenha vivido no período Cretáceo, aproximadamente 110 milhões de anos atrás.

O exemplar da planta encontrada está especialmente preservado, algo raro para fósseis da chamada Formação Romualdo, da qual ela procede – a formação geológica é uma das principais unidades rochosas na bacia do Araripe e é famosa por conter várias concreções fossilíferas. As boas condições do fóssil permitiram que a Pseudofrenelopsis salesii fosse a primeira espécie de planta procedente dessa formação a ter sua anatomia estudada em detalhes.

As informações completas sobre a pesquisa estão disponíveis em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300