CAPES aprova pós-graduação em Biodiversidade na UFC; turmas terão início em 2019.1

Imagem: A palavra "biodiversidade" entre ícones da naturezaUm novo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ofertará suas primeiras turmas de mestrado e doutorado no semestre letivo 2019.1. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS).

O programa é ligado ao Departamento de Biologia, do Centro de Ciências. Terá como área de concentração Taxonomia, Uso e Conservação da Biodiversidade, com duas linhas de pesquisa: Taxonomia, Sistemática e Evolução Biológica, e Prospecção e Uso Sustentável da Biodiversidade.

Além de professores do Centro de Ciências, o corpo docente será composto por docentes do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Central Analítica da UFC e da EMBRAPA Agroindústria Tropical. Nos próximos dias, haverá eleição para definir coordenador e vice-coordenador do curso. Em breve, será divulgado o edital de seleção das primeiras turmas.

A Profª Izabel Gallão, que coordenou a proposta de criação do programa enviada à CAPES (tendo como vice-coordenador o Prof. Itayguara da Costa), diz que o PPGSIS foi criado para preencher uma lacuna de cursos de pós-graduação stricto sensu no Nordeste que abordem, de forma conjunta, a descrição (taxonomia, sistemática e evolução) e o uso (bioprospecção e conservação) da biodiversidade.

"A infraestrutura dos laboratórios de pesquisa do Departamento de Biologia, da Central Analítica, do LABOMAR e da EMBRAPA Agroindústria Tropical fortalecem a produção de trabalhos nessa área, assim como a formação de recursos humanos altamente qualificados em descrever e utilizar de forma sustentável os recursos bióticos", destaca a Profª Izabel Gallão.

Fonte: Profª Izabel Gallão, do Departamento de Biologia ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.