STI alerta sobre tentativas de fraude através de e-mail em nome da UFC

Imagem: Ilustração de homem vestido de preto com uma vara de pescar na mão em direção a um notebook que outro homem, de terno e gravata, usa. Como se etsivesse "pescando" informaçõesA Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará alerta sobre tentativas de fraude através de e-mail em nome da UFC. Conhecido como phishing scam, o ataque visa à captura ilícita de informações pessoais e confidenciais dos utilizadores de uma rede de computadores. Nesse caso específico, o e-mail fraudulento informa ao usuário que seu cliente de webmail está infectado com vírus e pede que acesse link para atualizar seu serviço de e-mail.

A STI reforça que não usa o serviço de e-mails Zimbra e não envia, em nenhuma hipótese, e-mails solicitando dados pessoais para a comunidade acadêmica e demais utilizadores da rede da UFC. A orientação ao usuário é não responder ao e-mail suspeito. Isso mostrará ao atacante que o endereço de e-mail é de uma conta válida e ativa, que poderá ser utilizada por ele na tentativa de novos ataques.

Também não se deve acessar os links suspeitos das mensagens e é preciso sempre duvidar de mensagens que solicitam a entrada de dados pessoais. Em caso de dúvida, o usuário deve comunicar à STI o ocorrido para que sejam tomadas as devidas providências.

COMO IDENTIFICAR – Para identificar mensagens de ataque, o usuário deve observar:Imagem: Reprodução do e-mail falso que está circulando
1. link pertencente a um domínio alheio à UFC ("basementworx.ca");
2. conteúdo mal redigido ("e-mail do UFC");
3. texto com teor sensacionalista na tentativa de pressionar a vítima a clicar no link ("... destruir seu computador…", "E-mail não verificado será desabilitado...").

Fonte: Amarildo Rolim, da Secretaria de Tecnologia da Informação – fone: 85 3366 9999