Pós-doutoranda da UFC é única da América Latina com bolsa em simpósio internacional

Imagem: Cecília Leite Costa (à dir.) é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (Foto: acervo pessoal)A pós-doutoranda Cecília Leite Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará, participou do 6º International Clostridium difficile Symposium (ICDS), que ocorreu de 12 a 14 de setembro em Bled, na Eslovênia. Ela foi a única representante da América Latina a receber bolsa Attendance Grants, que garantiu hospedagem e inscrição no evento a 15 pesquisadores de várias partes do mundo.

Na ocasião, Cecília apresentou, em formato de pôster, o trabalho Molecular characterization and comparative study of sporulation of a new strain of Clostridium difficile MLST clade 2 isolated at a cancer hospital in Brazil. O estudo foi desenvolvido com uma cepa (linhagem de microorganismos) da bactéria Clostridium difficile isolada de um paciente internado no Hospital Haroldo Juaçaba / Instituto do Câncer do Ceará (ICC), em Fortaleza.

De acordo com Cecília, trata-se de uma cepa nova, descoberta no Ceará. "Eu descrevi molecularmente essa nova cepa e apresentei estudos iniciais de esporulação dela", comenta.

O simpósio reuniu cerca de 200 pesquisadores que estudam especificamente a bactéria Clostridium difficile, que atua no trato gastrointestinal e pode causar doenças como diarreia e colite pseudomembranosa. Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e apresentações de trabalhos sobre a temática.

"Estavam todos os melhores pesquisadores da área, pessoas de referência", comemora. Da UFC, além de Cecília, também participou do simpósio a Profª Gerly Anne de Castro Brito, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais.

NEPEC – O trabalho desenvolvido pela pós-doutoranda faz parte das pesquisas do Núcleo de Excelência em Pesquisa do Clostridium difficile no Estado do Ceará (NEPEC-CE), projeto coordenado pela Profª Gerly Anne de Castro Brito que tem o objetivo de estudar a patogênese e a epidemiologia da doença induzida por Clostridium difficile.

O núcleo também busca investigar a caracterização de cepas isoladas em hospitais do Estado do Ceará com um olhar voltado para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento.

Fonte: Cecília Leite Costa, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.