Space Week: Ceará e UFC são polo de pesquisa aeroespacial, diz professor do ITA

Imagem: Prof. Pedro Lacava, do ITA (Foto: Jr. Panela/UFC)A Universidade Federal do Ceará abriu, na manhã desta quarta-feira (26), a programação do Space Week Nordeste, evento que reunirá, na Seara da Ciência, até sexta-feira (28), uma série de atividades, pesquisadores e instituições nas áreas de ciências e tecnologias aeroespaciais.

Convidado para a palestra de abertura, o Prof. Pedro Lacava, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), destacou o papel que a UFC e o Estado do Ceará têm desempenhado na formação de recursos humanos e de pesquisas nesse setor.

"O Ceará, nos últimos anos, ganhou importância no cenário nacional e se tornou um polo na região Nordeste, que deve se desenvolver ainda mais. É também um dos estados que mais formam alunos para o ITA", afirmou Lacava.

Veja mais imagens da abertura do Space Week Nordeste no Flickr da UFC

Segundo ele, estudos nas áreas de satélites e de veículos lançadores desses artefatos estão entre os principais focos de pesquisas nesse campo. "Nosso papel, como instituições de ensino, é fazer isso crescer, não deixar isso morrer", acrescentou.

Lacava conversou com o público do Space Week Nordeste sobre controle de instabilidade de combustão em motores-foguete.

Imagem: Prof. João César Moura, do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Foto: Jr. Panela/UFC)NA UFC – Uma comissão liderada pelo Prof. João César Moura Mota, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, tem se articulado para formalizar a área de engenharia aeroespacial na Universidade, com a possível criação de um curso de graduação.

Atualmente, vários docentes e grupos de pesquisa, em diversos campos do conhecimento, sobretudo no Centro de Tecnologia e no Centro de Ciências da UFC, têm empreendido estudos nessa área. A comissão tem mapeado essas iniciativas, destacando-se, como exemplo, o Mestrado Profissional MP-Safety, que funciona desde 2016 na UFC em parceria com o ITA.

São ofertadas duas linhas de pesquisa: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação. Professores do ITA e do Centro de Tecnologia da UFC atuam como orientadores das dissertações.

SPACE WEEK – Com o objetivo de agregar iniciativas em curso, pessoas interessadas na área e instituições, o Space Week Nordeste tem programação gratuita. Entre os destaques, está a palestra de quinta-feira (27), às 14h, com o tema "O Brasil na era dos grandes telescópios", com o Prof. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Rojas é representante do Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante organização europeia intergovernamental para pesquisas em astronomia e o observatório astronômico mais produtivo do mundo.

Haverá, ainda, exposições, observação espacial do planeta Júpiter e exibição da peça Eu sou Einstein, com o ator Renato Rodrigues, em referência ao quase centenário do eclipse de 1919 e suas observações em Sobral (CE) para comprovação da teoria da relatividade geral. A programação completa pode ser vista no site do evento.

O Space Week é resultado de parceria entre Seara da Ciência, Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS Interestelar), Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da UFC (GDAE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Planetário Rubens de Azevedo e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: Ednardo Rodrigues, da organização do evento – fone: 85 3366 9245