Workshop Gestão de Ativos de Propriedade Industrial começa segunda-feira (1º); inscrições abertas

Imagem: Banner com as informações do workshop (Imagem: Divulgação)De 1º a 5 de outubro, ocorre em Fortaleza a segunda edição do workshop Gestão de Ativos de Propriedade Industrial: Redação de Patentes e Transferência de Tecnologia. Coordenado pela Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, e pelo Prof. Rodrigo Porto, da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, o workshop é realizado com o apoio da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (ASTEF).

O evento terá palestrantes nacionais e internacionais de referência na área, e as inscrições seguem abertas, diretamente pelo site da ASTEF.

O curso é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e  profissionais interessados em gestão da inovação, propriedade intelectual e transferência tecnológica nas áreas de saúde, química, farmácia e biotecnologia. As atividades do workshop serão sediadas no Hotel Plaza Praia Suítes (Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema), das 8h às 18h, totalizando 40 horas-aula.

Entre os convidados estrangeiros do workshop, estão Gerd Wassenberg (Alemanha), Olga Moreno (Chile) e Alexander Aguedelo (Colômbia), que discutem a difusão de conhecimentos tecnológicos e práticos relacionados ao processo de registro e transferência  de patentes em nível nacional e internacional. Outros assuntos farão parte das discussões, como o marco legal de inovação tecnológica, a Lei do Bem (Lei Federal nº 11.196/2005), o acesso ao conhecimento tradicional e ao material biológico, a busca da anterioridade e a interlocução com o setor produtivo.

Mais informações sobre o workshop e a programação completa estão disponíveis no site da ASTEF.