Vencedores do Concurso de Monografias "O Cearense" recebem premiação na Reitoria

Imagem: Foto em que aparecem, da esquerda para a direita, Igor Queiroz Barroso, Nathália Cardoso Maciel, Helias Joaquim da Silva, Ciro Leandro Costa da Fonsêca e o reitor Henry CamposA Universidade Federal do Ceará e o Instituto Myra Eliane realizaram, na manhã desta quinta-feira (27), na Reitoria da UFC, a premiação dos vencedores do Concurso de Monografias "O Cearense" 2018, baseado na obra de Parsifal Barroso. Os premiados foram Nathália Cardoso Maciel, da UFC; Helias Joaquim da Silva, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Ciro Leandro Costa da Fonsêca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, considerou a entrega do prêmio um momento de celebração do encerramento do ciclo da primeira edição do concurso, motivado pelo lançamento da segunda edição da obra O cearense. "Parsifal nos presenteia com um ensaio cheio de estilo, onde exercita sua plenitude intelectual em torno do problema da gênese do que chamaríamos de uma civilização cearense", apontou. Igor Queiroz Barroso também agradeceu a parceria com a UFC.

O reitor Henry Campos também louvou a colaboração estabelecida para o concurso e a escolha do livro O cearense. "Nessa obra, Parsifal tem a felicidade de resgatar a cearensidade, falar das características do nosso povo, dos nossos valores, das nossas tradições", disse. O Prof. Henry Campos sugeriu, em sua fala, o estabelecimento de parceria entre a UFC e o Instituto Myra Eliane para o relançamento de obras de escritores cearenses.

Na ocasião, foi lançado o livro O cearense 2018 – uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso, que reúne os artigos premiados. A obra tem prefácio de Igor Queiroz Barroso e posfácio do escritor e professor José Batista de Lima, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Veja outras imagens da premiação no Flickr da UFC

O CONCURSO – O concurso teve o objetivo de potencializar um diálogo entre a academia e a obra O cearense, de Parsifal Barroso, lançada em 1969 e reeditada em 2017.Imagem: Foto em que aparecem os professores Luis-Sérgio Santos, Francisco Cavalcante Junior, Custódio Almeida, Henry Campos e o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barrroso "Em uma sociedade de valores dispersos, em que cada vez mais a energia do indivíduo é neutralizada, desaparece o criticismo e emerge a indigência intelectual. Isso só pode ser corrigido através da educação e do conhecimento, especificamente o conhecimento aplicado. O fomento desse cenário libertador é uma das nossas missões", declarou Igor Queiroz Barroso, idealizador do concurso.

O Concurso de Monografias "O Cearense" 2018 recebeu produções de estudantes das áreas de história, ciências sociais, antropologia e letras provenientes de 23 diferentes universidades brasileiras.

A comissão julgadora dos trabalhos foi integrada pelos professores Francisco Silva Cavalcante Junior (UFC), Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC), José Batista de Lima (UECE e UNIFOR) e Luís-Sérgio Santos (UFC).

O Prof. Custódio Almeida, que coordenou a comissão, destacou o "fio comum nos três trabalhos premiados, mostrando que o povo cearense é um povo com muitos predicados e com um potencial universal muito grande, com capacidade de reunir diferenças e chegar bem longe". Para o vice-reitor, o concurso deve ter vida longa. "Essa é uma ideia que a gente não pode deixar morrer porque convida jovens escritores e estudantes a conhecer obras de grandes cearenses", defendeu.

Imagem: Foto em que aparecem, da esquerda para a direita, vice-reitor Custódio Almeida, Igor Queiroz Barroso, Nathália Cardoso Maciel e reitor Henry CamposTRABALHOS – Com o artigo "Transregionalidade: uma potência do povo cearense", a estudante do sexto semestre do Curso de Letras-Espanhol na UFC Nathália Cardoso Maciel foi premiada com o primeiro lugar. Destacando o processo "prazeroso" de escrita para o concurso, Natália louvou a iniciativa. "É muito importante porque abre um espaço para que os estudantes conheçam o ser cearense e os aspectos que fazem parte do nosso ethos que são transformadores de nós mesmos", disse.

Estudante de História da UECE, Helias Joaquim da Silva foi o segundo lugar do certame com o trabalho de tema "Cearensidade: um conceito híbrido". Já Ciro Leandro Costa da Fonsêca, do Doutorado em Letras da UERN, levou o terceiro lugar com o artigo "A construção da identidade na obra O cearense de Parsifal Barroso".

Também compareceram ao evento o presidente da Academia Cearense de Letras, Uribatan Aguiar; o presidente do Instituto do Ceará, Lúcio Alcântara; a vice-presidente do Instituto Myra Eliane, Valéria Serpa; o superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes; o Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior e o Prof. Luís-Sérgio Santos.

Com informações da Engaja Comunicação.

Fonte: Instituto Myra Eliane – fone: 85 3497 5591