Renato de Azevedo Moreira receberá título de Professor Emérito nesta quinta-feira (4)

Imagem: Foto do prof. Renato MoreiraA Universidade Federal do Ceará entregará, na quinta-feira (4), o título de Professor Emérito ao químico e docente aposentado Renato de Azevedo Moreira. A cerimônia será realizada às 19h no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O título foi concedido ao professor por meio da Resolução nº 28 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 6 abril de 2015, em reconhecimento institucional à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da UFC. Renato de Azevedo Moreira foi indicado para receber a honraria pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

O agraciado graduou-se em Química (1966) e Química Industrial (1967) pela UFC. Em 1975 concluiu o doutorado em Bioquímica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sob orientação do Prof. João Consani Perrone, Renato de Azevedo Moreira desenvolveu a primeira tese nacional envolvendo o estudo de lectinas, em 1975. Nos anos seguintes, na UFC, o pioneirismo da linha de pesquisa que estudou foi introduzido por ele na Pós-Graduação em Bioquímica e, ainda hoje, é considerada referência nacional. Na UFC, tornou-se professor titular em 1998.

Na França, fez estágios de pós-doutorado no Institut Pasteur (1979) e no Hôpital Antoine-Béclère (1981), em Paris, e, na Escócia, na University of Aberdeen (1983).

É fundador e membro titular da Academia Cearense de Química desde 2009. Foi bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2012, quando assumiu a missão institucional de desenvolver a pesquisa científica na área biológica na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde se tornou professor titular em 2014.

Desde 2012 é membro da Câmara de Inovação e suplente do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O Prof. Renato de Azevedo Moreira é, ainda, representante do Ceará na Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ) desde 1990, tendo sido membro do Conselho Diretor da entidade de 2007 a 2010.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331