Prof. Odorico de Moraes e artista Descartes Gadelha recebem Troféu Sereia de Ouro

Imagem: O troféu do Prof. Odorico de Moraes foi entregue pelo prefeito Roberto Cláudio (Foto: reprodução/TV Verdes Mares)O Prof. Odorico de Moraes, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, e o artista plástico Descartes Gadelha, Doutor Honoris Causa da UFC, receberam na noite da última sexta-feira (28) o Troféu Sereia de Ouro 2018. A solenidade ocorreu no Theatro José de Alencar e foi prestigiada por autoridades e personalidades importantes da sociedade cearense.

A comenda foi criada há 48 anos pelo industrial Edson Queiroz e é concedida àqueles que se destacaram e deram relevante contribuição ao desenvolvimento do Ceará.

Além do Prof. Odorico e do artista Descartes Gadelha, também foram homenageados o empresário Beto Studart e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Arruda, que é graduada em Direito e mestre em Direito Constitucional pela UFC e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Imagem: O troféu de Descartes Gadelha foi entregue pelo empresário Ivens Dias Branco Júnior (Foto: reprodução/ TV Verdes Mares)HOMENAGEADOS – O Prof. Odorico de Moraes, idealizador e hoje coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, está à frente de pesquisas de grande impacto internacional, como a do uso da pele de tilápia como curativo biológico no tratamento de queimaduras.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1A, o mais alto na hierarquia de cientistas), é autor de pelo menos 299 artigos científicos completos em periódicos especializados e 15 capítulos de livros.

Já Descartes Gadelha é Doutor Honoris Causa da UFC desde 2015. Em reconhecimento à grandeza de sua trajetória artística, Descartes Gadelha tem ligação permanente com a Universidade. Sua obra é marcada pela produção de um imaginário atento ao artístico e ao social, brotado da convivência com comunidades nordestinas marginalizadas e da leitura de seus comportamentos de luta pela sobrevivência.

O empresário Beto Studart discursou em nome dos homenageados e ressaltou a importância do prêmio, que presta uma homenagem pública em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por cearenses em suas respectivas áreas. Ao longo de 48 edições do prêmio, 192 personalidades receberam a comenda.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331