Profissionais da comunicação da UFC participam de Curso de Atualização em Comunicação Pública

Imagem: O professor Jorge Duarte em frente aos alunos do cursoCerca de 40 profissionais da área de Comunicação da Universidade Federal do Ceará participaram, no último sábado (29), do Curso Atualização em Comunicação Pública, com o professor e consultor de Comunicação e autor de dezenas de livros e artigos na área Jorge Duarte. A iniciativa ocorreu no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Na ocasião, Duarte destacou a importância de se estabelecer uma estratégia de comunicação para que o setor possa planejar melhor suas ações e, assim, alcançar com mais eficácia os objetivos pretendidos. Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o papel da assessoria de comunicação na Universidade e sobre as demandas da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, buscando compreender quais os principais desafios e que atitudes tomar para superá-los.

De acordo com o professor, é preciso ter uma "visão estratégica", ou seja, observar o que precisa ser feito para vislumbrar um objetivo e, depois, realizar um planejamento para estabelecer "como fazer". Outros pontos abordados por ele foram: relacionamento com imprensa e gestores e mecanismos para atrair a atenção do público em portais e mídias sociais.

Para o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Nonato Lima, a formação teve como objetivo "promover um aperfeiçoamento para os profissionais do setor sobre Comunicação Pública e subsidiar a elaboração de uma política de comunicação da Universidade". De acordo com ele, o grupo vai se reunir novamente para fazer uma avaliação sobre o conteúdo do curso e discutir estratégias para a comunicação na instituição.

Imagem: Jorge Duarte tem mestrado e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São PauloAlém dos profissionais lotados na CCSMI, participaram da formação servidoras da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e jornalistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O Curso Atualização em Comunicação Pública foi promovido pela Divisão de Formação Profissional da PROGEP, em parceria com a CCSMI da UFC, e realizado pela Dinâmica Treinamentos, empresa de capacitação de pessoas contratada para a ocasião.

O PROFESSOR – Jorge Duarte é graduado em Jornalismo e em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas, com mestrado e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É gerente de Comunicação Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e professor não vinculado de pós-graduação da Faculdade de Araguaia, em Goiânia; do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República de 2004 a 2012.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331