Agência UFC: moléculas marinhas podem ajudar no combate ao câncer

Imagem: Equipe do LABBMAR responsável pela pesquisa com as moléculas marinhas. No centro, o Prof. Diego Wilke (Foto: Ribamar Neto/UFC)Com a vastidão da biodiversidade marinha, é comum que descobertas científicas surjam a partir de moléculas encontradas nos oceanos.

Por isso, estudos do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará, têm sido feitos para a criação de novas alternativas de combate ao câncer a partir de componentes do mar.

Duas moléculas em especial têm chamado a atenção: uma delas capaz de interferir nas células tumorais mesmo em concentrações baixas, evitando os efeitos tóxicos; e outra que age como um anti-inflamatório, podendo ajudar a reduzir os efeitos colaterais indesejados da quimioterapia.

Detalhes sobre a pesquisa, ainda em fase inicial, podem ser conferidos em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC – fone: 85 3366 7331