UFC é 12ª melhor universidade do País, segundo Ranking Universitário Folha

Imagem: Logomarca do Ranking Universitário FolhaA Universidade Federal do Ceará é a 12ª melhor universidade do País e a segunda melhor do Norte/Nordeste no Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, divulgado nessa segunda-feira (1º). A UFC registrou 89,10 pontos e manteve a posição do ano passado.

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF mapeia o desempenho das universidades públicas e privadas do Brasil. Em 2018, foram avaliadas 196 instituições, a partir de cinco indicadores: Ensino (peso 32), Pesquisa (peso 42), Mercado (peso 18), Inovação (peso 4) e Internacionalização (peso 4). A UFC avançou nos dois quesitos com maior peso: em Pesquisa, evoluiu de 11ª para 10ª, e no Ensino, passou da 18ª para a 17ª posição.

PESQUISA – O melhor desempenho obtido pela UFC foi no quesito Pesquisa, indicador no qual a Universidade tem se consolidado nos últimos anos (2012 a 2018), ocupando entre a 12ª e a 10ª posição. O peso maior nesse quesito é o total de citações dos artigos produzidos e o número de artigos por docente na base internacional Web of Science (serviço de indexação de citações científicas).

"Continuamos sendo a 1ª universidade do Norte e Nordeste na dimensão da Pesquisa. Esse fato coaduna com o avanço na pós-graduação, com o aumento do número de bolsistas de produtividade, e, agora, com a aprovação da nossa proposta no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) da CAPES", contextualiza o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes.

Segundo o pró-reitor, a participação no PRINT será fundamental para o avanço no número de publicações com parceiros internacionais, um dos itens mensurados na dimensão da internacionalização.

"Na dimensão inovação, temos muito espaço para avançar na produção de artigos em parceria com empresas, indicador introduzido no ranking de 2018. No projeto da internacionalização, essas parcerias serão fortalecidas, pois temos grandes empresas internacionais sendo parceiras no projeto", complementa Gomes.

Imagem: O Curso de Design-Moda foi considerado o segundo melhor entre os 52 avaliados no Brasil (Foto: Jr. Panela/UFC)CURSOS – O RUF analisou os 40 cursos com maior número de ingressantes no País. Destes, 33 são ofertados pela UFC em seus campi. No levantamento, oito cursos figuram entre os 10 melhores do País, com destaque para o de Design-Moda, considerado o segundo melhor entre os 52 avaliados. A coordenadora do curso, Profª Emanuelle Kelly Ribeiro, diz que esse sucesso se deve, entre outros fatores, à maturidade da graduação, que completa 25 anos neste mês de outubro.

"Temos muita experiência com formação de profissionais qualificados. Os egressos do curso nos dão feedback e isso nos ajuda a atualizar conteúdos e disciplinas de acordo com o que está sendo demandado pelo mercado, pelas novas tecnologias e pela sociedade", descreve.

Além disso, ela destaca que, ao mesmo tempo que mantém diálogo constante e parcerias com o setor produtivo, o curso possui forte característica acadêmica, com solidez também na pesquisa voltada para a moda. "Nosso aluno sai com senso crítico e com um feeling criativo diferenciado."

Outros cursos da UFC também se destacaram: o de Enfermagem foi considerado o 9º melhor do País entre 800 avaliados; e os de Design, Física, Geografia, Letras, Fisioterapia e Medicina ocuparam a décima posição cada.

Além desses, a UFC possui mais 10 cursos entre os 20 melhores do País: Matemática (12ª posição); Jornalismo, Engenharia Ambiental, Farmácia e Química (13ª posição); Engenharia Civil (16ª posição); Engenharia Química (18ª posição); Filosofia, Psicologia e Computação (19ª posição).

"É grande a satisfação de ver a UFC consolidada entre as melhores universidades do País, com destaque para os cursos de Design-Moda e Design, os melhores do Norte-Nordeste", diz o reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

O RUF considera dois grupos de indicadores na avaliação dos cursos: Ensino e Mercado. O primeiro subdivide-se em quatro itens: uma pesquisa de opinião com professores de todo o País sobre a qualidade dos cursos; percentual de docentes com dedicação integral e parcial; índice de mestrado e doutorado; e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O segundo indicador – Mercado – considera a opinião de profissionais de Recursos Humanos consultados pelo Datafolha sobre preferências de contratação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.