Empossados novos servidores técnico-administrativos e docentes da UFC

Imagem: O reitor da UFC, Henry Campos, empossou nove servidores técnico-administrativos e docentes da Instituição para campi de Fortaleza e Crateús (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, empossou, na tarde dessa quinta-feira (4), nove servidores técnico-administrativos e docentes da Instituição. A solenidade de posse ocorreu na sala de reuniões da Vice-Reitoria e contou com a presença de familiares e amigos dos mais novos integrantes do quadro funcional da UFC.

Na abertura da cerimônia de posse, a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Editinete Garcia, deu as boas-vindas e desejou boa sorte aos servidores presentes. Estendeu o agradecimento às famílias orgulhosas, que também abraçaram o grande projeto da Universidade. "Estamos muito felizes com vocês aqui e esperamos desenvolver trabalhos maravilhosos com todos. Agradecemos por terem escolhido a UFC para fazer parte da vida profissional de vocês", afirmou.

A seguir, o reitor Henry Campos se dirigiu aos empossados, apresentando o cenário geral da Instituição, com dados referentes à estrutura administrativa e às atividades desenvolvidas nas unidades acadêmicas e nos diversos campi na Capital e no Interior. O reitor afirmou que, tomando posse, os nove profissionais se somariam a um time de 2.217 docentes e 3.338 servidores técnico-administrativos.

O Prof. Henry informou que a UFC possui o maior número de mestres e doutores do meio acadêmico cearense e é responsável por mais de 90% da pesquisa realizada no Estado. Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2018, a UFC figura como a 12ª melhor instituição de ensino superior do País, e é uma das 36 principais universidades brasileiras com pesquisas científicas de alcance internacional, de acordo com a CAPES.

Veja outras imagens da solenidade de posse no Flickr da UFC

Henry Campos ressaltou ainda o compromisso dos servidores na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, da democratização do acesso ao ensino superior e da prestação de serviços à sociedade. “A partir de hoje, vocês passam a pertencer aos quadros de uma das maiores e melhores universidades do nosso País. Existe um Ceará antes e outro depois da UFC, e nada de importante que tenha sido feito no Estado depois de 1955 deixou de contar com a participação efetiva e estratégica da UFC”, declarou o reitor.

Imagem: Tamylle Arruda Prestes (entre o reitor e a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Editinete Garcia) leu o termo de compromisso e vai assumir o cargo de psicóloga escolar/educacional no Campus da UFC em Crateús (Foto: Ribamar Neto/UFC)RETORNO A CASA – Em nome do grupo de novos servidores, a psicóloga Tamylle Arruda Prestes leu o termo de compromisso. Natural de Massapê (CE), ela relatou o orgulho de se tornar servidora da Universidade, por ter se formado na primeira turma do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral (2006-2011). Tamylle vai assumir o cargo de psicóloga escolar/educacional no Campus da UFC em Crateús, a 230 quilômetros de sua cidade natal, e trabalhará com atendimento psicológico destinado a alunos.

"Estou muito feliz e orgulhosa, porque estou vindo de um campus do Interior e indo para outro. Sinto como se estivesse voltando para casa para dar minha contribuição como profissional. Temos de pensar na permanência dos estudantes, muitos deles longe de suas famílias; na adaptação deles a uma nova rotina de estudos, acompanhando-os para que possam ter um desenvolvimento integral, técnico e humano", comentou.

Único docente a tomar posse na solenidade, Ramon Távora Viana assumiu a vaga de professor do Curso de Fisioterapia, na Faculdade de Medicina (FAMED), em Fortaleza. Em 2016, foi professor substituto e, agora docente efetivo, retorna para trabalhar como orientador do estágio curricular na fase do internato e também na área de fisioterapia neurológica, com a reabilitação de pacientes com doenças como o mal de Parkinson e de Alzheimer e dos que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Há pouco tempo, Ramon terminou o doutorado em Ciências da Reabilitação, ofertado pela UFC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "É uma sensação de vitória. Fui aprovado no concurso antes de defender a tese, e para mim foi como realizar meu sonho, que é ensinar na UFC. Já conheço a Universidade, e isso foi o que me encantou para querer estar aqui e ser servidor desta Instituição", celebrou.

Imagem: Ramon Távora Viana (ladeado pelo reitor e pela pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Editinete Garcia) assumiu a vaga de professor do Curso de Fisioterapia na Faculdade de Medicina em Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)SEMINÁRIO DE AMBIENTAÇÃO – Os servidores recém-empossados participarão, nesta sexta-feira (5), do Seminário de Ambientação, a partir das 8h, na sala 1 do Centro de Desenvolvimento do Servidor (Rua Paulino Nogueira, 315, anexos da Reitoria, Benfica). Os novos servidores terão a oportunidade de conhecer rotinas administrativas e acadêmicas da UFC e visitar alguns setores e campi da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331