CAPES aprova quatro novos cursos de pós-graduação da UFC; Quixadá terá Computação

Imagem: Produtor rural lidando com a terraA Universidade Federal do Ceará teve quatro novos cursos de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (5). Dois deles são de doutorado: Comunicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e Economia Rural, ligado ao Programa de Economia Rural do Centro de Ciências Agrárias.

Os outros dois são de mestrado: Ciências Cardiovasculares, na Faculdade de Medicina, e Computação, o primeiro do Campus da UFC em Quixadá. A previsão é que as turmas comecem a funcionar até o segundo semestre de 2019.

O reitor Henry Campos comemorou a aprovação das pós-graduações e destacou a importância do aprofundamento científico em áreas de relevância para o Ceará e o Brasil. "O doutorado em Comunicação é um curso que poucas instituições no País têm. A economia rural, por sua vez, é uma área de grande importância em nosso Estado, que deve crescer. O mestrado em Ciências Cardiovasculares tem um significado grande na área de saúde. Cada vez mais, estamos trabalhando em questões locais, estudando os nossos desafios", afirmou.

A aprovação do primeiro mestrado para o Campus da UFC em Quixadá mereceu menção especial por parte do reitor. "Quixadá tem constituído um campus de excelência, com cursos de graduação muito bem avaliados; e agora, com a pós-graduação, se consolida definitivamente", comemorou.

Imagem: Tela de computador com linguagem de programaçãoEXPANSÃO – No mês passado, a CAPES já havia aprovado o Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Departamento de Biologia do Centro de Ciências. As duas primeiras turmas de mestrado e doutorado já terão início no semestre letivo 2019.1.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, também comentou a ampliação de mestrados e doutorados na UFC. Para ele, "a expansão qualificada da pós-graduação stricto sensu na UFC faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e a aprovação dos novos cursos em um certame competitivo mostra a força da base de pesquisa instalada na Universidade, inclusive nas unidades do Interior. O desafio agora é executar com a excelência acadêmica o que foi planejado".

De acordo com a CAPES, os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos foram analisados durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9942