Corredor Cultural Benfica volta com dança, esporte, bandas autorais e forró das antigas

Imagem: Pai e criança brinca na Reitoria romulo santosApós o sucesso de sua edição de retorno, que levou ao bairro mais de 2 mil pessoas na programação diurna e 6 mil espectadores nos shows noturnos, o projeto Corredor Cultural Benfica realiza a segunda edição de 2018 no dia 14 de outubro, domingo. Mais uma vez, haverá interdição do trânsito entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, que se desenvolvem na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e arredores.

Visitas guiadas, feiras, oficinas, aula de ritmos, prestação de serviços e números de dança e música integram a programação do evento, que começa às 7h com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que terá o trajeto alterado para passar pelo corredor.

CINEMA PERIFÉRICO E PALCO ALTERNATIVO – Ainda pela manhã, o auditório da Reitoria recebe novamente o espaço dedicado aos amantes do audiovisual. Das 9h às 12h, será realizada no local a I Mostra do Cinema Possível e Urgente, centrada no trabalho de documentaristas independentes de áreas periféricas de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana.

A tarde será ocupada por mais música nessa segunda edição, com o lançamento de uma novidade: o palco Red Bull Music BreakTime Sessions. Das 13h às 16h, bandas universitárias se apresentarão no espaço a ser montado no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica).

PARA CRIANÇAS – Os jardins da Reitoria da UFC serão ocupados por atividades para toda a família. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), ficará estacionado das 8h às 12h no local, com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças. No mesmo horário, serão organizados piqueniques especiais por ocasião do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Imagem: Crianças brincam em pula-pulaDas 8h30min às 12h, o espaço da Seara da Ciência usará experimentos para mostrar um pouco de ciência aplicada ao cotidiano. Às 9h, ocorrem paralelamente um aulão do ritmo latino zumba e uma série de jogos e brincadeiras populares, conduzida pela equipe da Rede Cuca. A partir das 10h, o público pode escolher entre prestigiar a arte circense do projeto Palco Aberto, um aulão de capoeira e uma oficina de Arte Naïf, promovida pela equipe do Memorial da UFC.

SERVIÇOS PARA O CIDADÃO – Além de visitar a feirinha com mais de 50 expositores de artigos que vão de moda a antiguidades, o público pode aproveitar o Corredor Cultural para acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR (como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos). Quem gosta de jardinagem poderá levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA).

DA MÚSICA CLÁSSICA AO FORRÓ – Fiel à diversidade de ritmos, o Corredor Cultural Benfica abrirá a programação de shows na Concha Acústica, às 17h, com a Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC), que tem em sua formação alunos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade, além de professores, todos dedicados à música instrumental, de repertório erudito e popular. A segunda atração, às 17h50min, será a banda Musif, projeto de extensão do IFCE que reúne alunos e ex-alunos de cursos técnicos da instituição. Sob coordenação do Prof. Elder Alves, o grupo já está há dois anos presente nos palcos, incentivando a cultura musical nos jovens.

Imagem: A banda Ghetto Roots surgiu na comunidade do Dendê, em Fortaleza (Foto: Caio César)Às 18h20min será a vez do grupo de dança NewFunk, que teve excelente recepção na edição anterior do evento. De formação masculina, o grupo reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 30 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos 1980 e 1990.

A penúltima atração será a banda Ghetto Roots, surgida na comunidade do Dendê, em Fortaleza. Misturando rap com reggae e com influências que perpassam o jazz, o blues e o R&B, o quarteto usa a voz e um flow autoral para difundir a arte na periferia e lançará seu novo single durante o Corredor Cultural Benfica.

O encerramento da noite ficará por conta de um dos nomes mais queridos do forró cearense, a cantora Kátia Cilene. Ex-vocalista da banda Mastruz com Leite, à frente da qual gravou mais de 40 álbuns, a artista deu voz a músicas como "Meu vaqueiro, meu peão", "Noite fria", "A praia" e "Anjo da guarda", que embalaram amores e fizeram parte de muitas playlists forrozeiras.

Em carreira solo há dois anos, a cantora vem inovando com trabalhos autorais e incursões pelo sertanejo e pelo samba. Mas os saudosistas não se preocupem, que ela promete intercalar os sucessos mais recentes – como os do álbum Simplesmente Kátia Cilene (2016) – com os clássicos que os fãs sabem cantar de cor.

Imagem: A cantora Kátia CileneA programação do Corredor Cultural está disponível no site do evento e em sua fanpage no Facebook. Estão previstas mais duas edições mensais, a serem realizadas em novembro e dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), com agradecimento à Enel, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apoio da Red Bull e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

SERVIÇO
Corredor Cultural Benfica 2018 – 2ª edição
Data: 14 de outubro de 2018 (domingo), das 7h às 21h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Acesso: Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99101 2037