Sociedade Brasileira de Nefrologia premia Liga de Prevenção da Doença Renal

Imagem: O prêmio Ligas sem Fronteiras foi entregue no XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia no Rio de Janeiro (Foto: Paulo Vitor/Liga)A Liga de Prevenção da Doença Renal, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará, foi vencedora do prêmio Ligas sem Fronteiras, concedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. A honraria destaca projetos de impacto social desenvolvidos por Ligas de Nefrologia e foi entregue no XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

O projeto Promoção de saúde e prevenção de complicações renais e sistêmicas para população periférica de Fortaleza em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará consistiu em uma ação conjunta da Liga de Prevenção da Doença Renal da UFC com o Corpo de Bombeiros, através do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).

O PSBS é o maior projeto de atenção ao idoso da América Latina, atingindo mais de 20 mil pessoas em Fortaleza e 45 mil em todo o Estado. Promove atividades físicas semanais e popularização de hábitos saudáveis para habitantes de bairros de menor renda.

Os estudantes da UFC atuaram na promoção de saúde em bairros de Fortaleza atendidos pelo PSBS – Messejana, Conjunto Ceará, Montese, Jardim Guanabara, Dionísio Torres e Jacarecanga – através de ações de educação e conscientização em saúde. O atendimento oferecido nas campanhas ocorreu antes das atividades físicas ministradas pelos bombeiros.

Nos locais, os idosos respondiam a um questionário e tinham medidos o peso, a altura e a circunferência abdominal, além de ser avaliado o índice de massa corpórea (IMC) de cada um. Em seguida, o paciente passava por aferição de pressão e de glicemia e era encaminhado para realizar o teste rápido de urina.

O atendimento finalizava com orientações sobre a prática de exercícios físicos, dieta balanceada e administração adequada dos medicamentos em uso, e, se necessário, indicação por busca de atendimento médico especializado para avaliação diagnóstica. A ação contemplou 209 pessoas em Fortaleza, das quais 178 mulheres (85,2%) e 31 homens (14,8%), com idade média de 59 anos.

Após a coleta de informações, a liga realizou a análise dos dados, constatando alto índice de hipertensão arterial e acúmulo de gordura visceral nos participantes. Entre os idosos, 48% eram hipertensos e 68% tinham acúmulo de gordura. Além disso, 31% eram obesos e 19% diabéticos. "Ao longo das campanhas, percebeu-se uma população carente de informação sobre as morbidades mais prevalentes na população brasileira.

A maioria dos atendidos não entendia o que era diabetes, hipertensão, os fatores e hábitos que favorecem o desenvolvimento e o agravamento dessas doenças e, sobretudo, não conhecia as complicações renais e cardiovasculares a elas associadas", comenta o estudante Paulo Vitor Pimentel, integrante da liga. O projeto Liga de Prevenção da Doença Renal é coordenado pelas professoras Elizabeth Daher e Tainá Freitas.

Mais informações podem ser conferidas na página do projeto no Facebook ou no site da liga.

Fonte: Paulo Vitor Pimentel, integrante da Liga de Prevenção da Doença Renal – fone: 85 3366 8052