Agência UFC: o movimento ocular ajuda a entender o processo de leitura e cognição

Imagem: Pesquisas pressupõem que o olhar fornece importantes sinais de comunicação para os seres humanos, servindo como indicador de estados atencionais e mentais (Ribamar Neto/UFC)Que os olhos são o espelho da alma você provavelmente já ouviu, mas o famoso ditado popular ganha um sentido mais profundo na perspectiva de estudos no campo da linguística desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Para além da visão romântica da função dos olhos, lá se investiga a relação entre a movimentação ocular e os processos cognitivos.

As pesquisas do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística, responsável pelos estudos, pressupõem que o olhar fornece importantes sinais de comunicação para os seres humanos, servindo como indicador de estados atencionais e mentais, o que ajuda a compreender como se dá a comunicação tanto durante a leitura de um texto quanto durante a audição da fala. Tudo isso a partir da movimentação dos olhos.

A matéria completa sobre os estudos, hoje facilitados por equipamentos de eye tracking (algo como "rastreamento ocular"), está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC – fone: 85 3366 7331