Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação do CCA começa no dia 16; inscrições prorrogadas até 11/10

Imagem: O Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias na UFC integra a programação do Centenário da Escola de Agronomia (Foto: Viktor Braga/UFC)O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará abre na próxima terça-feira (16), no auditório da Zootecnia do CCA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias na UFC: Centenário da Escola de Agronomia do Ceará. As inscrições, que seriam encerradas no último dia 5, foram prorrogadas até esta quinta-feira (11) no site do evento. A programação prosseguirá até 18 de outubro.

No dia 16, o simpósio começa às 7h com confraternização, entrega de material do encontro e apresentação com os cantadores Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h20min, seguida de duas palestras. A primeira, às 10h, tem como tema "História da pesquisa e da pós-graduação no Centro de Ciências Agrárias da UFC", a cargo do Prof. José Tarquínio Prisco, Professor Emérito da UFC e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Salinidade (INCT-Salinidade).

A segunda palestra, às 10h45min, é sobre "Orçamento e financiamento de pesquisa e pós-graduação", a ser proferida por Geraldo Nunes Sobrinho, diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Até o próximo dia 18, a programação vai englobar quatro painéis de discussão e 19 reuniões temáticas de integração (RTI) dos programas. Os temas centrais a serem abordados no evento são: "Histórico e situação atual da pós-graduação em Ciências Agrárias da UFC", "Internacionalização", "Financiamento", "Publicações", "Saúde mental" e "Bloqueio da escrita na pós-graduação".

As atividades ocorrerão nos auditórios dos departamentos de Zootecnia, de Fitotecnia e de Ciência do Solo. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

São aguardados cerca de 600 participantes, incluindo alunos de graduação, docentes e discentes dos nove programas de pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias. O simpósio é uma promoção do CCA/UFC e conta com os seguintes apoios: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Governo do Estado do Ceará, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-SINDICATO).

Evento marca início do centenário da Escola de Agronomia do Ceará

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735