Procurar no portal

UFC e Cimento Apodi lançam edital InovAção 2018 voltado para estudantes de engenharia

Logotipo do Centro de Empreendedorismo da UFCA Universidade Federal do Ceará, através do Centro de Empreendedorismo (CEMP-UFC), e a Cimento Apodi - joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, com apoio de Alternative Output e Tecsys, lançam edital para a competição InovAção 2018. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro por meio de formulário on-line no site do CEMP e nas redes sociais do InovAção e do CEMP. O edital é voltado aos estudantes dos cursos de engenharia da UFC.
A disputa ocorrerá em equipes. Cada uma delas poderá conter até cinco membros. Os participantes poderão se inscrever individualmente ou em equipe previamente formada. O CEMP ficará responsável por alocar em equipes os participantes que se inscreverem de forma individual.

Dividido em duas áreas, o edital recebe ideias voltadas para a elaboração de uma usina solar para abastecimento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da fábrica e para a criação de um sistema minetracking para melhorar a eficiência operacional e otimização da utilização dos veículos. As melhores ideias serão premiadas com uma certificação concedida pela Cimento Apodi.

PARTICIPAÇÃO – Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFC. Do projeto de Usina Fotovoltaica podem participar especialistas em energia solar (dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis), designers e negociadores. Já para o minetracking, os participantes podem ser programadores, designers ou negociadores.

CALENDÁRIO – Os alunos inscritos dentro do prazo do edital devem estar presentes ao lançamento do concurso, que acontecerá no dia 24 de outubro, às 18 horas, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da UFC (Av. Mister Hull, s/n, Pici). No evento, serão apresentados detalhadamente os problemas a serem sanados pelos projetos. No dia 27, todos os inscritos farão uma visita técnica à fábrica da Cimento Apodi, no município de Quixeré (CE), para conhecer e avaliar os cenários in loco.

Já nos dias 31 de outubro, 7 e 14 de novembro, das 12h às 14h, haverá um encontro com os mentores da Cimento Apodi para tirar dúvidas e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. O encerramento e a divulgação do resultado do edital acontecerão no dia 19 de novembro.

Com informações da assessoria de imprensa do Cimento Apodi.

Fontes: Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / AD2M - Engenharia de Comunicação – fone: 85 3258 1001

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300