Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC e Cimento Apodi lançam edital InovAção 2018 voltado para estudantes de engenharia

Logotipo do Centro de Empreendedorismo da UFCA Universidade Federal do Ceará, através do Centro de Empreendedorismo (CEMP-UFC), e a Cimento Apodi - joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, com apoio de Alternative Output e Tecsys, lançam edital para a competição InovAção 2018. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro por meio de formulário on-line no site do CEMP e nas redes sociais do InovAção e do CEMP. O edital é voltado aos estudantes dos cursos de engenharia da UFC.
A disputa ocorrerá em equipes. Cada uma delas poderá conter até cinco membros. Os participantes poderão se inscrever individualmente ou em equipe previamente formada. O CEMP ficará responsável por alocar em equipes os participantes que se inscreverem de forma individual.

Dividido em duas áreas, o edital recebe ideias voltadas para a elaboração de uma usina solar para abastecimento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da fábrica e para a criação de um sistema minetracking para melhorar a eficiência operacional e otimização da utilização dos veículos. As melhores ideias serão premiadas com uma certificação concedida pela Cimento Apodi.

PARTICIPAÇÃO – Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFC. Do projeto de Usina Fotovoltaica podem participar especialistas em energia solar (dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis), designers e negociadores. Já para o minetracking, os participantes podem ser programadores, designers ou negociadores.

CALENDÁRIO – Os alunos inscritos dentro do prazo do edital devem estar presentes ao lançamento do concurso, que acontecerá no dia 24 de outubro, às 18 horas, em local a ser definido. No evento, serão apresentados detalhadamente os problemas a serem sanados pelos projetos. No dia 27, todos os inscritos farão uma visita técnica à fábrica da Cimento Apodi, no município de Quixeré (CE), para conhecer e avaliar os cenários in loco.
Já nos dias 31 de outubro, 7 e 14 de novembro, das 12h às 14h, haverá um encontro com os mentores da Cimento Apodi para tirar dúvidas e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. O encerramento e a divulgação do resultado do edital acontecerão no dia 19 de novembro.

Com informações da assessoria de imprensa do Cimento Apodi.

Fontes: Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / AD2M - Engenharia de Comunicação – fone: 85 3258 1001

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300