Coordenadores de projetos aprovados no PRINT recebem orientações

Foto da reunião de projetos aprovados no edital PrintEm reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (11), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, coordenadores dos projetos aprovados no Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) receberam orientações técnicas e tiraram dúvidas relativas a aspectos operacionais da implantação das iniciativas.

As informações foram repassadas aos coordenadores pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, que participaram de encontro, na última terça-feira (9), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão responsável pelo PRINT.

De acordo com o Prof. Antonio Gomes, os recursos referentes ao projeto, cujo valor total é de R$ 17,4 milhões, começarão a ser repassados pela CAPES no início de novembro. Parte dos recursos será gerida diretamente pelos coordenadores dos 16 projetos que compuseram a proposta enviada pela UFC, e outra parte ficará a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Até o fim deste mês, a CAPES enviará um manual de execução e prestação de contas, com o detalhamento das normas e exigências para a implantação dos projetos.

O PRINT possibilitará, principalmente, a oferta de bolsas para estudantes de pós-graduação desenvolverem suas pesquisas em parceria com instituições do exterior, bem como para que mais pesquisadores estrangeiros venham para a UFC, uma vez que o objetivo do PRINT é estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. Os editais para a seleção dos estudantes serão divulgados por cada projeto contemplado, tendo como base um edital padrão que será fornecido pela PRPPG.

A relação de projetos aprovados, bem como outras informações sobre o PRINT, estão na atual edição do Jornal da UFC.

Pesquisadores poderão se beneficiar da interação com centros de pesquisa de ponta no mundo, diz o Prof. Antonio Gomes. Veja no vídeo:

“Esse programa não é para fazermos a mesma ciência que já fazemos; precisamos ir além”, disse o Prof. Gomes, ao explicar que haverá um rigoroso monitoramento da CAPES em relação ao impacto internacional das publicações científicas oriundas do PRINT. O Prof. José Soares afirmou que o projeto da UFC foi “muito bem aceito” pela CAPES e que a operacionalização ficou a contento das expectativas da Universidade.

Outro aspecto que será priorizado na execução dos projetos é a visibilidade dos resultados. Para isso, será criada uma página específica do PRINT – com versão em português e inglês – no site da PRPPG, que reunirá todo o conteúdo referente às pesquisas e ações da UFC no âmbito do programa, como publicações científicas, vídeos de aulas e seminários, entre outros.

DESTAQUE – O reitor Henry Campos agradeceu à equipe de coordenadores e classificou o programa como “extremamente relevante”, por colocar a UFC em destaque e aumentar a inserção da Universidade no cenário internacional. “Nunca houve na história da UFC um momento tão propício à mobilidade acadêmica e à formação de parcerias com instituições internacionais”, incentivou.

PRINT facilitará mobilidade internacional de estudantes e professores, afirma o reitor. Veja no vídeo:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331