Pós-Graduação em Farmacologia promove curso sobre toxinas de veneno animal

Imagem: escorpião sobre superfície lisa (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará promove, de quarta-feira (17) a sexta-feira (19), o curso teórico-prático sobre isolamento de toxinas de peçonhas (substâncias venenosas) de origem animal e sua importância para a bioprospecção de moléculas de aplicação na saúde humana.

A conferência será realizada pelo Prof. Jimmy Alexander Guerrero Vargas, da Universidade do Cauca (UNICAUCA), da Colômbia. Durante a semana de visita do professor, serão reforçadas as discussões sobre convênios de graduação e pesquisa e haverá reuniões sobre os projetos em colaboração com os grupos de pesquisa da UFC.

O curso será dividido em duas partes, uma teórica – aberta a todos os interessados nos temas – e uma prática – direcionada aos alunos e professores participantes do convênio UFC/UNICAUCA. As inscrições para a parte teórica poderão ser realizadas no dia do evento, por ordem de chegada. Entre os temas abordados estão veneno de escorpiões, cromatografia líquida de alta eficiência e obtenção e preparação de peçonhas para o isolamento de toxinas. A programação e outras informações estão no site do PPG de Farmacologia.

SOBRE O CONFERENCISTA – O Prof. Jimmy Vargas é biólogo, formado na Universidade do Cauca, na Colômbia, com mestrado e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. É professor da Universidade do Cauca e, atualmente, chefe do Departamento de Biologia, coordenador do Biotério e do Grupo de Pesquisa em Herpetologia e Toxinologia. Atua nas linhas de pesquisa Biotecnologia de Toxinas Animais e Tecnologias Digitais no Ensino de Saúde Pública no Combate às Doenças Negligenciadas.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – fone: 85 3366 8332