UFC sedia, hoje (17), I Reunião Indígena Universitária do Ceará; inscrições abertas

Imagem: Cartaz amarelo com programação do evento em vermelho. Ao centro, dois indígenas com arco e flechaSeguem abertas até hoje (17), via formulário eletrônico, as inscrições para a I Reunião Indígena Universitária do Ceará. A atividade, gratuita e aberta ao público, faz parte da programação da XII Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

A reunião ocorrerá nesta quarta-feira (17), durante todo o dia, com a participação de lideranças indígenas, professores e estudantes das licenciaturas interculturais indígenas Kuaba e das etnias Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé e Anacé (PITAKAJÁ), da UFC, e de pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A reunião começa às 9h30min no auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2762 - Benfica) com a mesa-redonda “Cultura, educação e política na formação de professores indígenas”. Em debate, questões como: desafios da educação e da política no Brasil, perspectivas e desafios de indígenas na Universidade, linguagem na formação de professores indígenas em licenciaturas interculturais e cartografias das licenciaturas interculturais indígenas no Brasil.

A atividade segue no turno da tarde no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 - Benfica), com discussões sobre: ingresso e manutenção de índios em universidades públicas, violação dos direitos indígenas, museus e educação escolar indígena Tapeba.

O encerramento da reunião está marcado para as 17h, no Bosque Moreira Campos (área 1 do Centro de Humanidades da UFC), com ritual do toré e oficinas de pinturas étnicas e artesanato indígena.

SEMANA DE HUMANIDADES – Com o tema “Universidade brasileira no século XXI: conquistas, desafios e perspectivas”, a XII Semana de Humanidades UFC ocorrerá de 17 a 19 de outubro com o objetivo de ser um espaço de integração e de democratização de informações e conhecimentos. Na programação, constam: rodas de conversas, oficinas, palestras e atividades culturais.

Mais informações na página da Semana de Humanidades UFC no Facebook

Fonte: Curso de Licenciatura Intercultural Indígena das Etnias Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé e Anacé (LII-PITAKAJÁ) – fone: 85 3366 7582