Alunos da UFC em Crateús publicam artigo em revista da UNICAMP sobre evasão

Imagem: Carlos Henrique Mendes de Oliveira e Francisco Raul Teixeira Santos são do do Curso de Engenharia Civil do campus da UFC em Crateús (Foto: Acervo pessoal)Os estudantes Carlos Henrique Mendes de Oliveira e Francisco Raul Teixeira Santos, do Curso de Engenharia Civil do campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, publicaram artigo científico na prestigiosa Revista Internacional de Educação Superior (RIESUP), da Universidade de Campinas (UNICAMP). Com o tema “Busca dos fatores associados à evasão: um estudo de caso no campus universitário da UFC em Crateús”, a produção foi orientada pelas professoras Luísa Gardênia Alves Tomé Farias e Janaína Lopes Leitinho.

O artigo teve origem em uma pesquisa com 63 estudantes evadidos do campus da UFC em Crateús, realizada com o objetivo de “analisar as causas da evasão por meio de uma análise fatorial exploratória e de uma confirmatória”, explicam os autores no resumo.

Após a análise, a conclusão é que os principais motivos da evasão discente naquele campus compreendem “a frustração pelo desempenho acadêmico, alteração da saúde mental, a falta de vontade de cursar a graduação escolhida, a falta de apoio familiar, a falta de comprometimento com a graduação”, entre outros.

Os autores ressaltam que “é urgente a necessidade de união entre diversas instituições públicas, como instituições de ensino, de saúde e de segurança, visando enfrentar as raízes da evasão".

O estudante Carlos Henrique explica que “durante a revisão bibliográfica houve bastante incentivo por partes das docentes, pois a abordagem desse tema por estatística aplicada é pouco explorada”. Ele acrescenta: “Além disso esse método de estudo nos ofereceu uma pesquisa parruda, com enorme carga de análise dos dados coletados.”

Já para Francisco Raul, publicar em uma revista tão importante é fortalecer o caminho da pós-graduação que ele pretende seguir. “Todos nós da equipe conhecemos a importância da pesquisa no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Fico feliz em poder compartilhar nossas descobertas numa revista desse porte, pois nos ajudará, como estudantes, a amadurecer como pesquisadores”, disse.

O artigo está disponível para leitura on-line, em inglês e em português.

Fonte: Campus da UFC em Crateús – fone: 88 3691 9700