UFC apresenta Guia do Estudante, novo recurso para auxiliar a comunidade discente

Imagem de uma mão segurando um tablet com o Guia do Estudante da UFCTrabalhos, provas, projetos, grupos de estudo e estágios são só alguns dos temas que povoam as mentes dos alunos, às vezes com o ônus de estar longe da casa dos pais para concluir a formação universitária.

Vivenciar tudo isso na Universidade Federal do Ceará, uma das maiores e mais bem conceituadas instituições públicas de ensino superior do País, ficará um pouco mais fácil com uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC: o Guia do Estudante.

O Guia foi lançado oficialmente na abertura dos Encontros Universitários 2018 na quarta-feira (24), no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O novo site nasce com a missão de esclarecer a comunidade discente sobre os variados aspectos do universo acadêmico. No Guia, estão informações importantes sobre atividades acadêmicas e curriculares, serviços disponibilizados pela Instituição para o alunado, equipamentos culturais e científicos, políticas de apoio socioeconômico aos estudantes mais vulneráveis e diversas dicas úteis no percurso do ingresso à formatura.

Entre os conteúdos reunidos na plataforma digital estão por exemplo: tipos de matrícula que podem ser realizados pelo estudante, como se dão as avaliações nas disciplinas, como é contabilizada a frequência e como solicitar segunda chamada de provas.

Também são apresentados serviços como o Sistema de Bibliotecas, as modalidades de bolsas disponibilizadas, além dos pré-requisitos para se formar e solicitar o diploma de graduação.

De acordo com o Prof. Joaquim Francisco Cordeiro Neto, coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional, a ideia é que a comunidade explore e aprimore o recurso. "Com esse manual, nossos estudantes ficarão cientes de normas e diretrizes institucionais que regulam a vida na Universidade, bem como de seus direitos e deveres. Queremos que se torne um instrumento de consulta permanente, da entrada na Universidade até a cerimônia de colação de grau", antecipa.

Foto de seis estudantes universitários enfileiradosACESSO – A estrutura de navegação do Guia funciona como a de uma plataforma de busca. Digitando uma palavra-chave, o usuário poderá ter acesso aos conteúdos relacionados a ela. Também é possível a navegação com uma visão geral da base de dados clicando-se no menu Assuntos. Todo o conteúdo do Guia pode ser acessado na versão e-book, cujo download está disponível no próprio site.

"O Guia concentra informações em um só local, de um jeito rápido de acessar e fácil de entender. Ele está onde nossos alunos estão: na Internet e nos celulares. Selecionamos, apuramos e classificamos os temas mais importantes para calouros, transferidos e veteranos, que são muito úteis para nossos professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados da Universidade", conclui o Prof. Joaquim.

Para reforçar a ideia de que os estudantes e coordenadores de graduação apropriem-se do material e contribuam para a ampliação do acesso a ele, também pode ser baixada no site uma apresentação de slides, formatada para divulgar a ferramenta para a comunidade acadêmica. Com um clique, todos os vídeos produzidos para a plataforma podem ser vistos no canal do Guia do Estudante da UFC no YouTube.

Em constante aperfeiçoamento, o site será atualizado de acordo com demandas de setores da Universidade e dos próprios alunos, que podem enviar, por meio de formulário, depoimentos com dicas e conselhos que consideram valiosos para os demais colegas da graduação. Outra novidade é a Agenda UFC, site colaborativo no qual os organizadores de atividades acadêmicas e culturais da Universidade poderão cadastrar seus eventos na plataforma, ampliando assim seu alcance e divulgação.

Serviço:
Guia do Estudante da UFC – www.guiadoestudante.ufc.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.