Dia do Servidor Público: na UFC, confraternização e reconhecimento

Toda uma semana de intensa programação marcará, na Universidade Federal do Ceará, o transcurso do Dia do Servidor Público. Em diferentes espaços, irão desenvolver-se as mais diversas atividades, propiciando a confraternização e o compartilhamento de experiências.

Mais uma vez, exercitaremos a cultura do reconhecimento, homenageando os servidores que, no corrente ano, completam 10, 20, 30 ou 40 anos de dedicação à UFC. Será a festa do encontro e da consolidação dos laços que prendem o pessoal docente e técnico-administrativo a esta Casa do Saber, que os cearenses aprenderam a respeitar e amar.

Celebrado desde 1939, o Dia do Servidor Público ganha relevo nos dias que correm, quando o aprimoramento do regime democrático exige de nós uma postura altiva e vigilante, em face das ameaças que se delineiam no horizonte: contra a Universidade pública de qualidade e contra nossos
próprios direitos como trabalhadores.

Conscientes do papel transformador dessa Universidade, precisamos, mais que nunca, defender a expansão do ensino superior público, com inclusão social e excelência acadêmica. Temos que lutar para que se mantenha o caráter gratuito das universidades federais e para que não interfiram em nosso direito de divergir, de termos opinião e identidade.

Temos, por fim, que manifestar nossa defesa irrestrita dos direitos fundamentais do trabalhador brasileiro e de suas conquistas históricas.

Henry de Holanda Campos

Reitor da Universidade Federal do Ceará