Coral da UFC e Orquestra Sonial estreiam amanhã (2) “D’água”, sobre pureza, cuidado e afeto

Imagem: As 45 pessoas em cena darão visibilidade à fusão das linguagens artísticas de teatro, música e dança desenvolvidos na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A água envolve toda a existência humana. É o símbolo da vida, da pureza e, principalmente, do amor. A água protege o feto, batiza a criança, diverte homens e mulheres, oferece lugar de labuta, lava e purifica todo o percurso da vida. É disso que fala o próximo espetáculo do Coral da UFC: D’água.

A temporada tem estreia marcada para o dia 2 de novembro, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desta vez, as 31 vozes do coral serão acompanhadas pela Orquestra Sonial, formada por 14 instrumentistas. Ambos, coral e orquestra, são projetos de extensão da Universidade. Essa festa de arte e música marca a abertura das comemorações dos 60 anos do Coral da UFC, que ocorrem em abril de 2019.

O espetáculo, sob a direção do professor e regente Erwin Schrader, está sendo cuidadosamente preparado há dois anos, uma superprodução para os padrões locais, somando, aproximadamente, 620 horas de ensaio de voz e expressão corporal. Para tanto, conta com a condução de mais dois professores: o regente Gerardo Viana Júnior e o maestro Jaderson Teixeira.

Como é um espetáculo de formação e extensão universitária, todos os arranjos foram feitos pelo próprios professores e musicistas, que são, em sua maioria, estudantes do Curso de Música da Instituição. Para o repertório, foram selecionadas músicas de compositores brasileiros, dentre os quais destacam-se os cearenses Fausto Nilo, Belchior, Caio Castelo, Flávio Paiva e Tarcísio Sardinha.

O cenário é um brilho à parte nessa montagem. O palco do teatro do Dragão será coberto por um espelho d ́água por onde circularão 5 mil litros de água, totalmente reaproveitada e tratada para evitar desperdício, uma complexa engenharia que possibilitará momentos de rara beleza.

Imagem: A narrativa se passa em um universo mágico em que existe a Sociedade da Água, uma aldeia erigida em torno de uma cachoeira e de lendas milenares (Foto: Viktor Braga/UFC)Nesse espaço cênico de muita água e som, as 45 pessoas em cena darão visibilidade à fusão das linguagens artísticas de teatro, música e dança desenvolvidos na UFC para contar a história da Sociedade da Água e seu aprendizado sobre o afeto e sua liquidez.

A narrativa se passa em um universo mágico em que existe a Sociedade da Água, uma aldeia erigida em torno de uma cachoeira e de lendas milenares. A história mais lembrada pelo povo trata de três moças responsáveis pela mágica de brotar e purificar a água, que morreram por falta de afeto. Com elas, esvaiu-se a prosperidade do lugar.

Apesar do dom que possuíam, sua vida foi triste. De tamanha tristeza, se jogam no rio durante uma enchente. Assim, a água secou e sobrou um rio de pedras. O vazio.

“O espetáculo trata da água que entra e da água que sai na vida e nos corpos das pessoas. A água que sai de nós sai pelo suor, pela lágrima, enquanto a água que nós deixamos entrar em nossa vida tem que ser antes purificada”, explica Schrader sobre o enredo, que gira em torno do afeto e da falta dele. O professor afirma que a água une pessoas, mas água demais é enchente, afoga e mata, enquanto água de menos é pedra, seca, e também é morte.

O D ́água fica em cartaz até 16 de dezembro.

Serviço:
Espetáculo D’água, do Coral da UFC
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Período: sextas, sábados e domingos (2 de novembro a 16 de dezembro)
Horário: 20h (19h aos domingos)
Ingressos na bilheteria: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia)
Vendas na Internet: Informações em breve
Informações: Alexandre Santos (85) 98868 6965

Fonte: Adriana Santiago, assessora de imprensa do espetáculo D´água - fone: 85 99998 6528