Programação da Semana do Servidor 2018 é aberta na Reitoria da UFC

Foto de um grupo de pessoas debaixo de um toldo para ações de saúde da Semana do ServidorServidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (29), na Reitoria da Instituição, para o início oficial da Semana do Servidor 2018, evento que celebra o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Os jardins da Reitoria concentraram atividades diversas: café da manhã, ginástica laboral, distribuição de mudas, vacinação, orientações sobre saúde e apresentação musical. A extensa programação foi promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em articulação com diversos setores da Universidade.

Após o momento de confraternização, os presentes se dirigiram ao auditório da Reitoria para a solenidade de abertura da Semana. A mesa foi composta pelo reitor da UFC, Henry Campos; pelo vice-reitor, Custódio Almeida; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa; pela pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas,Mesa da abertura da Semana do Servidor 2018, no Auditório da Reitoria da UFC Editinete Garcia; pela diretora do Centro de Ciência Agrárias, Sônia Pinheiro de Oliveira, e pelo presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais doEstado do Ceará (ADUFC-Sindicato), Ênio Pontes de Deus.

Destacando a programação diversificada do evento, a Profª Marilene Feitosa relatou que a Semana do Servidor está alinhada ao eixo Pessoas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da UFC, que tem por objetivo “promover maior integração e reconhecimento dos servidores, fomentar a cultura inovadora e proporcionar qualidade de vida por meio de um ambiente estimulante, inclusivo, seguro e saudável”.

Foto do reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, discursando no púlpito do auditório.UNIDOS SOMOS MAIS FORTES – Com declamação do poema “Faz escuro mas eu canto”, de Thiago de Mello, o reitor Henry Campos falou ao público presente à solenidade de abertura da Semana do Servidor. “Na UFC, somos mais de 5 mil profissionais empenhados na construção de uma instituição dinâmica, atuante, pautada pela excelência e sempre presente na sociedade. Sim, somos numerosos. E, evidentemente, unidos somos ainda mais fortes”, declarou.

Ao defender a expansão do ensino superior público, “com inclusão social e excelência acadêmica”, o reitor caracterizou a universidade como casa do saber e usina do conhecimento. “Nela trabalhamos para construir um mundo melhor, onde prevaleçam a justiça social, o respeito humano e as liberdades democráticas”, enfatizou.

Seguido de aplausos calorosos, o reitor concluiu: “Temos que lutar para que se mantenha o caráter público e gratuito das universidades federais e para que não interfiram em nosso direito de divergir, de ter opinião e identidade. Faz escuro, mas eu canto”.

COMISSÃO – A Profª Beatriz do Rêgo Xavier, presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFC, também compareceu ao evento para apresentar a comissão como promotora de ações de educação em direitos humanos na Instituição. “Esse momento é fundamental para que esta comissão esteja ativa com o propósito de acolher toda a comunidade acadêmica. Não seremos uma instância que vai minimizar, invisibilizar ou que vai deixar de ouvir as violações que forem sofridas. Pelo contrário, seremos espaço de acolhimento para todos aqueles que se sentirem ameaçados”, disse.

Foto do reitor Henry Campos e da pró-reitora de Gestão de Pessoas Marilene Feitosa assinando convênios

ASSINATURA DE PROGRAMAS – Na solenidade, o reitor Henry Campos e a Profª Marilene Feitosa assinaram o Programa Saúde e Segurança no Trabalho e o Programa Cultura e Arte para os servidores. O primeiro objetiva ampliar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da PROGEP. Mirando a qualidade de vida dos servidores, a iniciativa se encaixa na Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público e atende aos objetivos do eixo Pessoas do PDI 2018-2022.

Já o Programa Cultura e Arte pretende enfocar ações nessas áreas que possam contribuir para prevenir ou amenizar o adoecimento psicossocial dos servidores. Serão analisadas as principais causas de afastamento na Universidade, buscando-se uma abordagem multiprofissional da questão.

PROGRAMAÇÃO – A manhã desta segunda-feira (29) contou, ainda, com a palestra “Saúde no trabalho: entendendo a perícia médica e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS)”. Demais atividades do evento, que ocorre nos campi de Fortaleza e do Interior, podem ser consultadas na programação.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7390