Professores da UFC tomam posse hoje (9) na Academia Nacional de Farmácia

Foto da Profª Glauce SocorroO auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo) será palco, nesta sexta-feira (9), da solenidade de posse de novos membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia. Na ocasião, três professores da UFC passam a integrar a instituição. O evento ocorrerá às 19h.

A Profª Glauce Socorro de Barros Viana, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, assumirá a cadeira de número 71, que tem como patrono o acadêmico Hélios Homero Bernardi. A Profª Maria Elisabete Amaral de Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica da Unidade de Farmacologia Clínica da UFC, e o Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho, idealizador e coordenador do NPDM, assumirão as cadeiras de número 90 e 93, respectivamente. A primeira tem como patrono Francisco Paula Cândido. Já a cadeira de número 93, João Vicente de Souza Martins.

Fundada em agosto de 1937, a Academia Nacional de Farmácia é uma sociedade civil científica que tem o objetivo de divulgar e debater o conhecimento na área das ciências farmacêuticas. É formada por membros titulares, eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores.

CURRÍCULOS – Professora dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e em Ciências Morfofuncionais, Glauce Socorro de Barros Viana possui graduação em Farmácia pela UFC (1961), Imagem: Foto da profª Elisabete Moraesmestrado (1972) e doutorado (1974) em Farmacologia pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e pós-doutorado (1982 / 1984) na Universidade de Maryland (Estados Unidos). É Professora Emérita da UFC e pertence à Academia Cearense de Ciências.

Professora titular de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, Maria Elisabete Amaral de Moraes possui graduação (1976), residência em Clínica Médica e mestrado (1984) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Farmacologia Clínica pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. É integrante dos órgãos The American College of Clinical Pharmacology, American Society of Clinical Pharmacology and Therapeutics e British Society of Pharmacology.

Imagem: Foto do prof Odorico de MoraesProfessor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, Manoel Odorico de Moraes Filho é idealizador e coordenador do NPDM. Possui graduação (1976) e mestrado (1981) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Oncologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Ciências. Está à frente de pesquisas de grande impacto internacional, como a do uso da pele de tilápia como curativo biológico no tratamento de queimaduras.

Fonte: Ludilene Ponte, assessora de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – fone: 85 3366 8346