MEAC realiza Semana da Prematuridade, com palestras sobre prevenção e cuidados

Imagem: A MEAC é uma das maiores maternidades públicas do Norte e Nordeste (Foto: Jr. Panela/UFC)Um em cada quatro nascimentos na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ocorre em até 37 semanas de gestação, o que caracteriza prematuridade.

Para chamar a atenção da sociedade sobre como prevenir o parto prematuro e lidar com bebês nascidos precocemente, a MEAC realiza, de hoje (12) até sábado (17), a III Semana da Prematuridade.

Somente em 2017, 1.230 bebês prematuros nasceram na MEAC, uma das maiores maternidades públicas do Norte e Nordeste. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 12% dos brasileiros nascem prematuros. O obstetra Carlos Augusto Alencar Júnior, gerente de Atenção à Saúde da MEAC, garante que a melhor forma de evitar a prematuridade é realizar um pré-natal adequado.

Ele aponta como principais fatores para a ocorrência de parto prematuro infecções, como infecção urinária e renal e vulvovaginite, gemelaridade (gestação de mais de um feto no útero), pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta e parto anterior prematuro.

O bebê prematuro nasce com baixo peso. Entre as consequências mais comuns para a criança, a médica Eveline Campos, chefe da Unidade de Neonatologia da MEAC, destaca problemas no coração, no pulmão, na visão e na audição, além de refluxo gastroesofágico e maior propensão a infecções.

PROGRAMAÇÃO – As atividades foram planejadas para atender às necessidades de melhor orientação das mães e acompanhantes no desenvolvimento dos bebês prematuros, mas também para aperfeiçoar as equipes da assistência nos cuidados com a gestante e com o bebê.

Entre os temas abordados estão: cuidados com o prematuro no hospital e em casa, importância do vínculo da família com o bebê, desenvolvimento neuromotor e comportamental do recém-nascido, importância da amamentação, relaxamento do bebê, nutrição do prematuro, manejo clínico da dor no recém-nascido, entre outros. Além de palestras e oficinas, serão promovidas rodas de conversa entre os acompanhantes e gestantes para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas.

Confira a programação completa do evento.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – fone: 85 3366 8577