Centro de Ciências Agrárias participa de projeto com universidades do Brasil e da França

Imagem: Foto da fachada do prédio do Centro de Ciências Agrárias da UFCO Prof. Raul Shiso Toma, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, integra a coordenação nacional do projeto Cadeia Agroalimentar Sustentável – Sustainable Agri-Food Chain, aprovado no âmbito do Programa CAPES/BRAFAGRI. A iniciativa visa a parcerias universitárias entre Brasil e França para a promoção do intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo governo francês, o programa concede bolsas de estudo e apoio financeiro a projetos. No caso do Cadeia Agroalimentar Sustentável – Sustainable Agri-Food Chain, a aprovação ocorreu em conjunto com as Universidades Federais de Goiás (UFG) e do Amazonas (UFAM) e as universidades francesas ESA Angers, ISA Lille, ISARA Lyon e PURPAN Toulouse, do grupo France Agro 3.

No Brasil, a coordenação principal do projeto está a cargo da Profª Tatianne Ferreira de Oliveira (UFG), enquanto a coordenação-geral na França está sob responsabilidade da Profª Florence Claire Malaise.

Segundo o Prof. Raul Shiso Toma, a iniciativa irá "estimular a aproximação das estruturas curriculares [dos cursos das instituições participantes], inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é que as universidades parceiras (brasileiras e francesas) prepararem profissionais com formação básica para atuar em um contexto multidisciplinar, com visão globalizada".

Ainda conforme o professor, intercâmbios entre comunidades acadêmicas de diferentes universidades, nacionais e internacionais, e instituições de pesquisa ligadas ao agronegócio serão fundamentais. "Um dos pontos fortes desse projeto é a participação e cooperação de universidades de três diferentes regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), o que trará impactos econômicos e sociais para grande parte do País", vislumbra.

Na UFC, poderão participar do projeto estudantes de graduação de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Serão ofertadas em torno de três vagas anuais, e o edital de seleção para intercâmbio na França será divulgado em breve. O projeto deve ter início em janeiro de 2019 e prosseguir até dezembro de 2022.

Além de fortalecer a cooperação da UFC com grupos internacionais e nacionais em aspectos teóricos e metodológicos, ampliando a internacionalização da Instituição, o projeto fomentará missões de estudo e visitas a centros de pesquisa e universidades altamente consolidadas e especializadas, aprofundando parceria com vínculo acadêmico e científico. Essa aproximação também permitirá aos estudantes participantes brasileiros a obtenção de duplo diploma com as universidades francesas.

A lista com os projetos aprovados no Programa CAPES/BRAFAGRI está disponível no site da CAPES.

Fonte: Prof. Raul Shiso Toma, do Departamento Ciências do Solo da UFC – fones: 85 3366 9686 e 3366 9452